No início da madrugada do dia 16/05/2017, atracou no terminal Saipem 1, procedente do Rio de Janeiro, em sua primeira escala em Santos, o AHTS (Anchor Handling Supply Tug) nacional classe UT 722L "Mr. Chafic" (IMO 9303493, 3.498 grt, 14.410 bhp - 167 bp), programado para rápida operação de movimentação de equipamentos/gêneros off shore.
AHTS – Anchor Handling Tug Supply
AHTS Mr. Chafic, atracando para docagem / PND - PMG
Estaleiro Navship, Navegantes/SC, 18/05/2013
Jeff Chrjapin
Caracterizam-se visualmente por terem convés de ré curtos em relação aos PSVs (que não possuem capacidade de reboque e confundidos comummente com Rebocadores de Alto-Mar), possuindo equipamentos especializados no manuseio de âncoras, tais como guinchos de reboque, e acessórios especiais, sendo embarcações multifunções especializadas e Rebocadores de Alto-Mar de grande potência.
Classificado com o DP 1 (Dynamic Position), 2.400 dwt, 80,60 m de comprimento, 18,00 m de boca, 8,00 m de pontal, 6,60 m de calado máximo carregado, 450 m2 de área de convés, 830 m3 de combustível (carga), 847 m3 de água potável.
Propulsado por 2 motores diesel Rolls-Royce Marine AS Bergens BVM-12 de 7.205 bhp x 750 rpm cada, dois eixos, dois hélices de passo controlável, velocidade de 10 nós, consumindo 17 t. de óleo a cada 24 h, 167 Bp de traçãp estática (* segundo IHS / ISR).
Para auxiliar as manobras, também é equipado com dois bow thrusters retrateis e um stern thruster tipo tunel.
Após rápida operação o Mr. Chafic suspendeu às 10:30 h do dia 16, com destino ao Rio de Janeiro.
Fotos Gustavo 'Índio' Castro e Silvio Roberto smera - 16/05/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário