segunda-feira, 3 de agosto de 2015

PCV Saipem FDS 2 / C6YW3 - Maiden Call Santos, Atracação no Saipem


Imagens da primeira escala e atracação no complexo portuário Santista e terminal da Saipem 1 do Pipelayer Crane Vessel de bandeira de Bahamas "Saipem FDS 2", pertencente ao armador Saipem SpA (Societa Azionaria Italiana Perforazioni e Montaggi SpA), San Donato Milanese/MI, Itália, na tarde do dia 02/08/2015.



O navio atracou por BB no cais Saipem 1, com 8,40 m de calado, para movimenação de equipamentos para prospecção de petróleo,  auxiliado de rebocadores da Smit Rebras, realizando o Giro praticamente em frente ao ponto de atracação. 


A embarcação de posicionamento dinâmico tipo DP 3, especializada em serviços de lançamento, posicionamento de tubulações para movimentação de produtos dem prospecção de petróleo, apoio a construções off shore como navio guindaste e apoio a operações de prospecção de petróleo, operando inclusive com ROV´s foi construído pelo estaleiro Samsung Heavy Industries Co Ltd., Geoje, Coréia do Sul, casco nr. 1861, em março de 2011, ob encomenda da Saipem.
  • Steel Cutting Date 30 Oct 2009
  • Keel Laying Date 30 Apr 2010
  • Launch Date 19 Jun 2010
  • Delivery Date 31 Mar 2011
 CLASSIFICATION
  • ABS +A1, (E), +AMS, +ACCU, +DPS3, Crane Vessel, Pipelayer Vessel, Ice Class D0, PORT, HAB



Características técnicas:
  •  Deadweight: 18.018 t.
  • Gross Tonnage: 33.622 t.
  • 1 tonnesLength o.a.: 183.0 m
  • Length b.p.: 171.0 m
  • Moulded breadth: 32.2 m
  • Depth moulded: 14.5 m
  • Draft design: 9.5 m
  • Draft operation mode: 8 to 9,5 m
  • Draft scantling: 9.5 m


Maquinário:
  • Main Engine: Diesel, 6 x 12 cy Man B&W  12V32/40, 8.158 bhp x 750 rpm each
  • Auxiliary Engines: 6 x HHI type HSJ7 1207-10P x 5.800 kW each
  • Speed: 13 Kn
Sistema de Propulsão
  • 2 azimuthal thrusters for propulsion & station keeping (5,000 kw each)
  • 3 retractable azimuthal thrusters (5,500 kw each)
  • 2 bow thrusters for station keeping (2,000 kw each)
Capacities:
  • Diesel Oil Capacity: 3.575 T              
  • Freshwater Capacity: 107.3 t.   
  • Hydraulic Oil Capacity  78,6 t.                   
  • Lube Oil Capacity: 143,6 t.   
  • Other Capacity: 204,6 t.                  
  • Tank Ballast Capacity: 18.011 t.


Guindastes e Guinchos:

MAIN CRANE CAPACITY
  • 1,000 t - 400 m below water line 
AUXILIARY CRANES
  • 2 pipe handling cranes 100 t capacity
  • 2 knuckle boom deep water crane 20 t @ 2,000 m water depth
WINCHES
  • 2 capstan winches:
  • 1 x 750 t (1,000 t max pay out load)
  • 1 x 500 t (600 t max pay out load) with heave compensator



Características como Pipelayer:
  • Capacity: 2,000 t
  • Designed to lay quad joints
  • Laying quad joint section (52 meter strings)
  • 1,500 t / 2,000 t capacity
  • Pipes diameter: from 4 to 36"
  • Capable of laying large inline items
  • Capability to lay pipes in S mode (option)


Outras Capacidades:

FIRING LINE
  • Double line for Quad joint prefabrication
  • S Lay capability (option) with 2 tensionner of each 90 t
 WELDING SYSTEM
  • Fully equipped with last generation SAIPEM automatic Welding Systems 
DECK LOAD CAPACITY
  • Up to 6,000 t of pay load 
OTHER EQUIPMENTS / FACILITIES
  • Side fairleader on 3 locations (750 t capacity)
  • Possibility to install an umbilical and flexible laying equipment
  • Chain laying equipment (mobile) & 8 chains lockers for 2,000 t of chain
  • Possibility to install a removable carousel on deck
ROV
  • 2 work class ROVs (Sonsub Innovator) 


 
ACCOMMODATION
  • 325 persons on board



Para dados e fotos do navio:









 





Aproximando do berço e prearando para o giro





Giro para atracação por BB

Manobra auxiliada por rebocadores Smit-Rebras







Atracado por BB Saipen 1


Fotos: Marcelo 'MO' Lopes - 02/08/2015 - mmls10@uol.com.br

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