quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Rei dos Mares, Sua Majestade, o AHTS

Acima, o AHTS Geonísio Barroso, bandeira brasileira, classe UT-722.

Um AHTS (Anchor Handling Tug Supply), é uma embarcação polivalente, especializada em operações do tipo offshore, sendo utilizada em operações de manobras de âncoras e no posicionamento de plataformas, reboques oceânicos de grandes estruturas e embarcações (a grande maioria de movimentações oceânicas de plataformas de petróleo e FPSO´s são realizadas pelos AHTS, ao invés de RbAM), socorro e salvamento, combate a incêndios, transporte de suprimentos e cargas múltiplas, tais como equipamentos para perfuração e prospecção de petróleo, tubulações, contêiners, correntes, possuindo ainda tanques específicos para transporte de combustível, água potável, drill water, cimento, barita, betonita, slops, entre outros. Sua presença é notada em todas as regiões onde há prospecção de petróleo no mar.


Em 2008, tivemos a oportunidade de visitar o AHTS Bos Turmalina, bandeira brasileira, afretado à Petrobras, atracado no armazém 27, onde estava embarcando correntes para movimentação de ferros de plataforma petrolíferas. O navio pertence a classe UT-722L (uma versão renovada do UT-722), um projeto concebido em 1998 pela empresa norueguesa Rolls-Royce Marine A/S, e é construído sob licença em diversos estaleiros pelo mundo. O Turmalina é de propriedade do armador Bos Navegação Ltd., sediada em Macaé/RJ, subsidiária da norueguesa Farstad Shipping ASA, Aleesund. O navio se destaca pela automatização, possuindo um passadiço digital com equipamentos de navegação e comunicações de última geração como: Sistema de Posicionamento Dinâmico (DP), GPS Diferencial (DGPS), radares Arpa, cartas náuticas eletrônicas, rádios VHF, fax, telefone, internet e praça de máquinas automatizada.
Quanto as instalações habitáveis, o navio é dotado de camarotes-suítes, (individuais para os oficiais superiores e duplos para demais oficiais e guarnição), refeitório, sala-de-estar (Praça d'Armas), uma pequena mas bem equipada academia para prática de ginástica, enfermaria, além de escritórios de convés e máquinas.

 O AHTS Bos Turmalina, durante escala no Porto de Santos para o embarque de correntes 
para movimentação de ferros de plataformas petrolíferas.

Quase todas as operações são controladas pelos oficiais de náutica a partir de uma estação localizada a ré do passadiço, de onde é possível ter todo o controle dos equipamentos, guinchos e thrusters do navio. Sendo uma unidade de Posicionamento Dinâmico, é necessário ter uma visão e um controle geral sobre as operações que em geral são delicadas e feitas na proximidade de grandes estruturas e muitas vezes sob condições meteorológicas extremamente adversas. Desta mesma estação também podem ser controlados os ROV (Remotely Operated Underwater Vehicle) ou Veículo Submarino Remotamente
Controlado, embarcados quando o navio realiza operações de apoio submarinas, sendo que em alguns AHTS maiores e mais modernos os ROV fazem parte da dotação de equipamentos orgânicos do navio.
A guarnição padrão de um AHTS é formada por 16 pessoas, no caso do Bos Turmalina são 17:
Comandante (CCB), Imediato (CCB/1ON), 2 Oficiais de Quarto e Convés (1ON e 2ON, Pilotos), Contramestre (CTR), 4 Marinheiros de Convés (MNC), Chefe de Máquinas (OSM/1OM), Subchefe de Máquinas (1OM/2OM), Eletricista (ELT), 3 Marinheiros de Máquinas (MNM), Cozinheiro (CZA) e Taifeiro (TAA). A guarnição trabalha em esquema de 28 x 28 dias, com tripulação fixa (duas tripulações) com troca completa, sempre ocorrendo no Terminal de Macaé/RJ.
Fonte: Podernaval

 Design - UT-722L

 O Yvan Barreto, realizando serviços junto à FPSO Cidade de Vitória.

 Novamente o BOS Turmalina, aqui atracando em Niterói/RJ.

Mais um da classe UT-722L, o Bos Turquesa - Angra dos Reis/RJ

 O BOS Turquesa aqui visto saindo do porto de Rio Grande/RS.

Fotos: César T. Neves, Erik França, Marcelo Lopes e Marcelo Vieira.

Um comentário:

Esporte, laser e cultura. disse...

otima materia!!!
acredito que trabalhar embarcado nesse navio deve ser muito bom...conforto,estadia de 28-28,sempre em terra e pelo visto indo a outros portos;fantastico!!!
eu ficaria feliz de estar trabalhando neste tipo de embarcaçao desempenhando meus serviços de taifa a essa tripulaçao!
parabens!