sexta-feira, 9 de junho de 2017

PCC Gral. San Martin / A8QU3, Suspendendo de Santos a reboque, destino Las Palmas


Suspendeu no final da manhã do dia 07/06/2017 o PCC (Pure Car Carrier) tipo Roll on roll Off de bandeira liberiana "Gral. San Martin" (IMO 9382097), a reboque, com destino inicial a Las Palmas, Ilhas Canárias, para abastecimento e posterior destino final.


A embarcação havia demandado Santos, procedente de Zarate, Argentina, para operações no TEV no início da madrugada do dia 03/04/2017, quando iniciou operações de descarga.


Capacitado para transportar 4.870 veículos, foi construído em fevereiro de 2009 e em julho de 2007 foi vendido para o armador NSC Schifffahrtsgesellschaft mbH & Cie KG, Hamburgo, Alemanha, sendo renomeado "Gral, San Martin".

Para saber mais sobre o navio:

Na madrugada / manhã do dia 3 sofreu inundação de sua praça de maquinas, interrompendo suas operações de carga, permanecendo inoperante, aguardando perícia e liberação por parte do PSC (Port State Control),  aguardando laudos da sociedade classificadora do navio, referente as condições de estabilidade, segurança estrutural/técnica e de navegabilidade do navio, pois restava completar suas operações e havia carga em trânsito para os portos do Rio de Janeiro e Paranaguá.


A embarcação havia sido vistoria pela classificadora em Santos nos dias 8 e 9 de março e havia sido aprovada, não havendo itens pendentes no tocante a homologação dos certificados de bordo.


Na manhã do dia 8 de maio foi concluída a drenagem da água da praça de maquinas, mas permanece inoperante, aguardando reparos e vistorias técnicas  laudos de suas condições.


Na manhã do dia 20 de maio foi autorizada a mudança de berço para o armazém 33/34, permitindo a utilização operacional do terminal TEV, inoperante desde o dia 3 de abril.





No dia 30 de maio, demandou o cais do armazém 32/33 o RbAM (Rebocador de Alto Mar) liberiano  "De Zhou" (IMO 8350575, 4.066 grt, 16.050 bhp, 205 bp), pertencente ao armador Shanghai Salvage Co., Shanghai, P.R.C., contratado para realizar o reboque oceânico do navio.

Para ver / saber mais sobre o RbAM De Zhou:

No dia 1 de junho mudou de berço de atracação para  o armazém 32/33, permanecendo aguardando liberação por parte da Autoridade Marítima (PSC) e definição sobre destinação por parte do armador.



Na manhã do dia 7 de junho foi autorizada a saída do navio por parte do PSC e manobra de desatracação confirmada para às 10:30 h, quando os rebocadores da empresa Wilson, Sons rebocadores "WS Pegasus", "Sculptor", "WS Jupiter" e "Atria", prestaram assistência na desatracação do navio, em uma manobra pouco comum, com o RbAM "De Zhou" atracado a contrabordo do Gral. San Martin, Mostrando alto grau de eficiência da parte de todos os envolvidos, sob controle da Praticagem de Santos.




Pratico Orlando pilotando o Gral. San Martin


  











Segundo o planejado, após parar máquinas do reboque na área da bóia 2, o RbAM "De Zhou" começou a tomar posição para assumir o cabo de reboque de proa, para inicia o reboque oceânico.






Assim que recebeu o cabo de proa, o "De3 Zhou" iniciou a viagem transatlântica com destino a Las Palmas, nas Ilhas Canárias, Espanha, cuja chegada prevista no dia 26 de junho, e uma velocidade estimada de 7-9 nós,  aonde escalarão para abastecimento.


Não se sabe o destino final do navio após Las Palmas, especula-se em Aliaga, Turquia, para desmanche, mas não há confirmação desta informação.


Seu destino final so sera conhecido após o rebocador suspender de Las Palmas.



Fotos: Marcelo 'MO' Lopes, Márcio Machado Tavares e Fábio Mello Fontes


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