quinta-feira, 8 de junho de 2017

NDCC Garcia D´Ávila / PWDV, Navio estará aberto a visitação publica entre os dias 9 e 11 de junho


Participando das comemorações da Batalha Naval do Riachuelo (11/06), atracou na manhã do dia  07/06/2017 no cais de Outeirinhos 1, na Mortona,aonde se localiza a Capitânia dos Portos do Estado de São Paulo (CPSP), o NDCC (Navio de Desembarque de Carros de Combate, uma embarcação de assalto anfíbio ) "Garcia D´Ávila" - G 29.


A embarcação permanecerá aberta a visitação pública com entrada franca entre os dias 9 e 11 de junho, entre 14 e 17 h.

Para saber mais sobre o navio:



Local de Atracação do Navio


H i s t ó r i c o

O Navio de Desembarque de Carros de Combate Garcia D´Ávila - G 29, ex-RFA Sir Galahad - L 3005, é o terceiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem ao Capitão-de-Fragata Garcia D'Avila Pires de Carvalho e Albuquerque, desaparecido no afundamento do Cruzador Bahia, que comandava em 1945. Foi construído pelo estaleiro Swan Hunter Shipbuilders, em Wellsend-on-Tyne, no Reino Unido, para substituir outra unidade de porte semelhante e com o mesmo nome que foi perdida na Guerra das Malvinas, em 1982. A sua construção foi ordenada em 6 de setembro de 1984, teve sua quilha batida em 12 de julho de 1985, foi lançado ao mar em 13 de dezembro de 1986, completou os testes de mar em 10 de julho de 1987 e foi incorporado a Frota Real Auxiliar da Marinha Real - Royal Fleet Auxiliary/Royal Navy em 7 de dezembro de 1987. Em 31 de agosto de 2006, deu baixa do serviço na Royal Fleet Auxiliary, em cerimônia realizada em Portsmouth. Em 26 de abril, foi anunciada a assinatura de uma Carta de Intenção dando inicio ao processo de aquisição do Sir Galahad pela Marinha do Brasil. No dia 4 de novembro de 2007, os componentes do GrAde viajaram para Portsmouth, juntamente com mais quarenta militares pertencentes ao Grupo de Recebimento CHARLIE, sendo recebidos na Base Naval HMS Nelson pelos grupos ALFA e BRAVO, que já se encontravam no Reino Unido desde setembro. O pessoal foi instalado em uma barca-alojamento, pois o navio ainda passava por diversas obras, incluindo a parte de habitabilidade. Além da barca, foram disponibilizados três contêineres com telefone e acesso à internet, que serviram como escritórios durante três meses. Devido a pendências, principalmente na parte de máquinas, o handover (data em que o navio passaria para a responsabilidade da MB) somente ocorreu no dia 5 de dezembro. Pela programação inicial, a cerimônia seria realizada no dia 13 de novembro, porém os atrasos fizeram com que essa data não fosse exeqüível. Alguns eventos programados foram prejudicados, tais como o intercâmbio do GrAde com o Flag Officer Sea Training (FOST), departamento responsável pelos adestramento e pelas inspeções nos navios da Marinha do Reino Unido. Em 4 de dezembro de 2007, foi realizada sua Mostra de Armamento, em cerimônia realizada na Base Naval de Portsmouth, Inglaterra, presidida pelo Representante Permanente Alterno do Brasil junto à Organização Marítima Internacional (IMO), Capitão-de-Mar-e-Guerra José Caetano de Oliveira Filho, e que contou com a presença do Comandante da Base, Comodoro David Steel, como representante da Royal Navy, em cumprimento a Portaria 294/NB/2007. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Cesar Mendes Biasoli.


H i s t ó r i c o

O Navio de Desembarque de Carros de Combate Garcia D´Ávila - G 29, ex-RFA Sir Galahad - L 3005, é o terceiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem ao Capitão-de-Fragata Garcia D'Avila Pires de Carvalho e Albuquerque, desaparecido no afundamento do Cruzador Bahia, que comandava em 1945. Foi construído pelo estaleiro Swan Hunter Shipbuilders, em Wellsend-on-Tyne, no Reino Unido, para substituir outra unidade de porte semelhante e com o mesmo nome que foi perdida na Guerra das Malvinas, em 1982. A sua construção foi ordenada em 6 de setembro de 1984, teve sua quilha batida em 12 de julho de 1985, foi lançado ao mar em 13 de dezembro de 1986, completou os testes de mar em 10 de julho de 1987 e foi incorporado a Frota Real Auxiliar da Marinha Real - Royal Fleet Auxiliary/Royal Navy em 7 de dezembro de 1987. Em 31 de agosto de 2006, deu baixa do serviço na Royal Fleet Auxiliary, em cerimônia realizada em Portsmouth. Em 26 de abril, foi anunciada a assinatura de uma Carta de Intenção dando inicio ao processo de aquisição do Sir Galahad pela Marinha do Brasil. No dia 4 de novembro de 2007, os componentes do GrAde viajaram para Portsmouth, juntamente com mais quarenta militares pertencentes ao Grupo de Recebimento CHARLIE, sendo recebidos na Base Naval HMS Nelson pelos grupos ALFA e BRAVO, que já se encontravam no Reino Unido desde setembro. O pessoal foi instalado em uma barca-alojamento, pois o navio ainda passava por diversas obras, incluindo a parte de habitabilidade. Além da barca, foram disponibilizados três contêineres com telefone e acesso à internet, que serviram como escritórios durante três meses. Devido a pendências, principalmente na parte de máquinas, o handover (data em que o navio passaria para a responsabilidade da MB) somente ocorreu no dia 5 de dezembro. Pela programação inicial, a cerimônia seria realizada no dia 13 de novembro, porém os atrasos fizeram com que essa data não fosse exeqüível. Alguns eventos programados foram prejudicados, tais como o intercâmbio do GrAde com o Flag Officer Sea Training (FOST), departamento responsável pelos adestramento e pelas inspeções nos navios da Marinha do Reino Unido. Em 4 de dezembro de 2007, foi realizada sua Mostra de Armamento, em cerimônia realizada na Base Naval de Portsmouth, Inglaterra, presidida pelo Representante Permanente Alterno do Brasil junto à Organização Marítima Internacional (IMO), Capitão-de-Mar-e-Guerra José Caetano de Oliveira Filho, e que contou com a presença do Comandante da Base, Comodoro David Steel, como representante da Royal Navy, em cumprimento a Portaria 294/NB/2007. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Cesar Mendes Biasoli.


Fotos: Marcelo 'MO' Lopes e Roberto Smera
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