René Beauchamp
Diversas classes e tipos de navios foram projetados ou construídos sob licença e dentre estas classes, algumas se destacaram no mercado e firmaram seus nomes na Marinha mercante Brasileira
Uma destas classes, a chamada "Liner", recebeu encomendas de quatro armadores nacionais: Mercantil, Aliança e Lloyd brasileiro, sendo construídos por três estaleiros nacionais: Mauá, Ishibrás e Verolme.
Suas principais características técnicas eram:
- 10.488 dwt
- 10.230 grt
- 160,94 m de comprimento total
- 149,56 m de comprimento entre perpendiculares
- 23,09 m de boca
- 11,40 m de pontal
- 9,60 m de calado máximo carregado
- Guidastes: 1 x 60 t, 2 x 30 t., 5 x 5.t swl
- Porões: 5
Para ver / saber
Para ver / saber mais:
Parte 1:
Parte 2:
Nesta parte final, abordaremos os navios construídos pelo EstaleiroVerolme Estaleiros Reunidos do Brasil, Jacuacanga, Angra dos Reis/RJ, que construiu 8 unidades, conforme abaixo:
Casco nr.792/B19
- 1983, jumborizado no estaleiro Setenave - Estaleiro Naval de Setúbal, Setúbal Portugal, passando a ficar com as seguintes características:
- Vendido para demolição, varou em Alang, Índia em dezembro de 1995
- 1983, setembro, jumborizado no estaleiro Setenave - Estaleiro Naval de Setúbal, Setúbal Portugal, passando a ficar com as seguintes características:
- 1993, vendido para demolição, chegando em Xinhui em 26 de março.
- 1972, vendido ainda em construção para o armador CTM Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos E.P, Lisboa, Portugal, renomeado "Pereira D´Eça" /CSDG, bandeira de Portugal,
- 1983, desativado em Lisboa.
- 1986, vendido para demolição para Batista e Irmãos, Lisboa para demolição, iniciada em agosto.
- N/M Netuno / PPDI (IMO 6924583)
- Entregue em dezembro de 1970
- MCP: 1 motor diesel Villares-B&W 8cy 8-84VT22BF-180 de 18.400 bhp, 20,5 nós
- Companhia de Navegação Maríitima Netumar, Manaus
- Primeira unidade doas 4 da classe encomendados pela Netumar,
- Os navios encomendados pela Netumar tinha arranjo fdiferente de mastros e guindastes,sendo os únicos a terem dois guindastes na popa
- 17.033 dwt
- 14.150 grt
- 190,56 m de comprimento total
- 180,56 m de comprimento entre perpendiculares
- 23,02 m de boca
- 11,40 m de pontal
- 9,62 m de calado máximo carregado
- Guidastes: 1 x 40 t, 2 x 30 t., 1 x 15 t. 5 x 5.t swl
- Porões: 5
- Capacidade de Containers: 498 teus
- Vendido para demolição, varou em Alang, Índia em dezembro de 1995
Marc Piché
Edson Lucas
Walter Fritag
René Beuchamp
- Casco nr.793/B20
- N/M Itapuí / PPDO (IMO 6930788)
- Entregue em março de 1971
- MCP: 1 motor diesel Villares-B&W 8cy 8-84VT22BF-180 de 18.400 bhp, 20,5 nós
- Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
- 1988, vendido para demolição, renomeado "Tapu" / J8DX,
- 1989, chegou em Chittagong, Bangladesh em 9 de janeiro, varou apraia nomesmodia,iniciando sua demolição.
W#.A. Schell
Internet Source
Lovie
- Casco nr.794/B21
- N/M Minerva / PPDZ (IMO 7010389)
- Entregue em dezembro de 1970
- MCP: 1 motor diesel Villares-B&W 8cy 8-84VT22BF-180 de 18.400 bhp, 20,5 nós
- Companhia de Navegação Maríitima Netumar, Manaus
- Segunda unidade doas 4 da classe encomendados pela Netumar,
- Os navios encomendados pela Netumar tinha arranjo fdiferente de mastros e guindastes,sendo os únicos a terem dois guindastes na popa
- 17.033 dwt
- 14.150 grt
- 190,56 m de comprimento total
- 180,56 m de comprimento entre perpendiculares
- 23,02 m de boca
- 11,40 m de pontal
- 9,62 m de calado máximo carregado
- Guidastes: 1 x 40 t, 2 x 30 t., 1 x 15 t. 5 x 5.t swl
- Porões: 5
- Capacidade de Containers: 498 teus
- 1993, vendido para demolição, chegando em Xinhui em 26 de março.
John Coulter - 1972
Marc Piché
Minervaplein - J.M. Kiakeebeke
- Casco nr.795/B22
- N/M Itapuca / PPEL (IMO 7017791)
- Entregue em outubro de 1971
- MCP: 1 motor diesel Villares-B&W 8cy 8-84VT22BF-180 de 18.400 bhp, 20,5 nós
- Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
- 1982, 19 de outubro, sofreu avarias consideráveis, durante incêndio a bordo,quando em operações de decarga em Vera Cruz, México. Reparado no próprio local.
- 1988, vendido para demolição, chegou em Antonina/PR no dia 25 de março, para ser demolido pela empresa Siderurgica Rio Grandense S/A.
Markus Berger
Helifax, Mac Macay - 14/02/1976
Incendio em Vera Cuz, Outubro de 1982
CLC Carlos E. Dufriche
Vera Cruz, após reparos
CLC C.E. Dufriche
- Casco nr.796/B23
- N/M Juno / PPD) (IMO 7113985)
- Entregue em março de 1972
- MCP: 1 motor diesel Villares-B&W 8cy 8-84VT22BF-180 de 18.400 bhp, 20,5 nós
- Companhia de Navegação Maríitima Netumar, Manaus
- Terceira unidade doas 4 da classe encomendados pela Netumar,
- Os navios encomendados pela Netumar tinha arranjo fdiferente de mastros e guindastes,sendo os únicos a terem dois guindastes na popa
- 1983, desativado em Lisboa.
- 1986, vendido para demolição para Batista e Irmãos, Lisboa para demolição, iniciada em agosto.
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- Casco nr.797/B24
- N/M Itassucé / PPEV (IMO 7118923)
- Entregue em maio de 1972
- MCP: 1 motor diesel Villares-B&W 8cy 8-84VT22BF-180 de 18.400 bhp, 20,5 nós
- Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
- 1984, 27 de outubro, desativado no Rio de Janeiro.
- 1988, vendido para demolição em maio para desmanches Taiwaneses, renomeado "Tassu" / 3ELX6, bandeira do Panampá. Chegou em Kaohsiung em 30 de junho. Demolição iniciado em 2 de julho.
- 1983, setembro, jumborizado no estaleiro Setenave - Estaleiro Naval de Setúbal, Setúbal Portugal, passando a ficar com as seguintes características:
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- 1993, vendido para demolição, chegando em Alang, Índia em março de 1993.
R. Chase
José Carlos Rossini
Lloydbras
- Casco nr.798/B25
- N/M Zeus / PPFB (IMO 7125093)
- Entregue em julho de 1972
- MCP: 1 motor diesel Villares-B&W 8cy 8-84VT22BF-180 de 18.400 bhp, 20,5 nós
- Companhia de Navegação Maríitima Netumar, Manaus
- Quarta unidade doas 4 da classe encomendado pela Netumar,
- Os navios encomendados pela Netumar tinha arranjo fdiferente de mastros e guindastes,sendo os únicos a terem dois guindastes na popa
- 17.033 dwt
- 14.150 grt
- 190,56 m de comprimento total
- 180,56 m de comprimento entre perpendiculares
- 23,02 m de boca
- 11,40 m de pontal
- 9,62 m de calado máximo carregado
- Guidastes: 1 x 40 t, 2 x 30 t., 1 x 15 t. 5 x 5.t swl
- Porões: 5
- Capacidade de Containers: 498 teus
.
- 1993, vendido para demolição, chegando em Alang, Índia em março de 1993.
CLC Carlos E. Dufriche
JSC
Tony Last
Zeusplein - G.C. berger
- Casco nr.799/B26
- N/M Itapura / PPEY (IMO 7266835)
- Entregue em outubro de 1972
- MCP: 1 motor diesel Villares-B&W 8cy 8-84VT22BF-180 de 18.400 bhp, 20,5 nós
- Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
- 1984, 27 de agosto, desativado no Rio de Janeiro.
3 comentários:
https://youtu.be/eNq-zD0T7uc
Fotos de Jorge Vedoveli
Essas fotos tem dono : Senhor Jorge Vedoveli
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