domingo, 19 de junho de 2016

Construção Naval no Brasil - Classe 'Liner', Parte 3 (Final) - Navios Construídos no estaleiro Verolme, Angra dos Reis/RJ

René Beauchamp

Durante o primeiro Período de Construção Naval, entre 1960 e 1974 (I-PCN),m diversas classes de navios foram encomendadas e construídas em  diversos estaleiros nacionais para modernizar e reaparelhar a frota, quando foi iniciada a construção de navios mercantes em escala do Brasil.

Diversas classes e tipos de navios foram projetados ou construídos sob licença e dentre estas classes, algumas se destacaram no mercado e firmaram seus nomes na Marinha mercante Brasileira


Uma destas classes, a chamada "Liner", recebeu encomendas de quatro armadores nacionais:  Mercantil, Aliança e Lloyd brasileiro, sendo construídos por três estaleiros nacionais: Mauá, Ishibrás e Verolme.

Suas principais características técnicas eram:
  • 10.488 dwt
  • 10.230 grt
  • 160,94 m de comprimento total
  • 149,56 m de comprimento entre perpendiculares
  • 23,09 m de boca
  • 11,40 m de pontal
  • 9,60 m de calado máximo carregado
  • Guidastes: 1 x 60 t, 2 x 30 t., 5 x 5.t swl
  • Porões: 5
Para ver / saber 
Para ver / saber mais:

Parte 1:
Parte 2:
Nesta parte final, abordaremos os navios construídos pelo EstaleiroVerolme Estaleiros Reunidos do Brasil, Jacuacanga, Angra dos Reis/RJ, que construiu 8 unidades, conforme abaixo:
  • Casco nr.792/B19
  • N/M Netuno / PPDI (IMO 6924583)
  • Entregue em dezembro de 1970
  • MCP: 1 motor diesel Villares-B&W 8cy 8-84VT22BF-180 de 18.400 bhp, 20,5 nós
  • Companhia de Navegação Maríitima Netumar, Manaus
  • Primeira unidade doas 4 da classe encomendados pela Netumar,
  • Os navios encomendados pela Netumar tinha arranjo fdiferente de mastros e guindastes,sendo os únicos a terem dois guindastes na popa


- 1983, jumborizado no estaleiro Setenave - Estaleiro Naval de Setúbal, Setúbal Portugal, passando a ficar com as seguintes características:


  • 17.033 dwt
  • 14.150 grt
  • 190,56 m de comprimento total
  • 180,56 m de comprimento entre perpendiculares
  • 23,02 m de boca
  • 11,40 m de pontal
  • 9,62 m de calado máximo carregado
  • Guidastes: 1 x 40 t, 2 x 30 t., 1 x 15 t. 5 x 5.t swl
  • Porões: 5
  • Capacidade de Containers: 498 teus
- 1995, vendido para o armador Bulknova Ship Managemente Ltd., Hermance, Suiça, renomeado "Bicha do Mar" / 9HQH4, bandeira de Malta.
- Vendido para demolição, varou em Alang, Índia em dezembro de 1995


Marc Piché


Edson Lucas


Walter Fritag

René Beuchamp

  • Casco nr.793/B20
  • N/M Itapuí / PPDO (IMO 6930788)
  • Entregue em março de 1971
  • MCP: 1 motor diesel Villares-B&W 8cy 8-84VT22BF-180 de 18.400 bhp, 20,5 nós
  • Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
- 1988, vendido para demolição, renomeado "Tapu" / J8DX, 
- 1989, chegou em Chittagong, Bangladesh em 9 de janeiro, varou apraia nomesmodia,iniciando sua demolição.

W#.A. Schell

Internet Source

Lovie
  • Casco nr.794/B21
  • N/M Minerva / PPDZ (IMO 7010389)
  • Entregue em dezembro de 1970
  • MCP: 1 motor diesel Villares-B&W 8cy 8-84VT22BF-180 de 18.400 bhp, 20,5 nós
  • Companhia de Navegação Maríitima Netumar, Manaus
  • Segunda unidade doas 4 da classe encomendados pela Netumar,
  • Os navios encomendados pela Netumar tinha arranjo fdiferente de mastros e guindastes,sendo os únicos a terem dois guindastes na popa


- 1983, setembro, jumborizado no estaleiro Setenave - Estaleiro Naval de Setúbal, Setúbal Portugal, passando a ficar com as seguintes características:


  • 17.033 dwt
  • 14.150 grt
  • 190,56 m de comprimento total
  • 180,56 m de comprimento entre perpendiculares
  • 23,02 m de boca
  • 11,40 m de pontal
  • 9,62 m de calado máximo carregado
  • Guidastes: 1 x 40 t, 2 x 30 t., 1 x 15 t. 5 x 5.t swl
  • Porões: 5
  • Capacidade de Containers: 498 teus
- 1992, vendido para o armador ASP Seascot Shipmanagement Ltd., Glasgow, Escocia, renomeado "Minervaplein", bandeira de Vanuatu.
- 1993, vendido para demolição, chegando em Xinhui em 26 de março.

John Coulter - 1972

Marc Piché

Minervaplein - J.M. Kiakeebeke

  • Casco nr.795/B22
  • N/M Itapuca / PPEL (IMO 7017791)
  • Entregue em outubro de 1971
  • MCP: 1 motor diesel Villares-B&W 8cy 8-84VT22BF-180 de 18.400 bhp, 20,5 nós
  • Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
- 1982, 19 de outubro, sofreu avarias consideráveis, durante incêndio a bordo,quando em operações de decarga em Vera Cruz, México. Reparado no  próprio local.
- 1988, vendido para demolição, chegou em Antonina/PR no dia 25 de março, para ser demolido pela empresa Siderurgica Rio Grandense S/A.

Markus Berger

Helifax, Mac Macay - 14/02/1976
  

Incendio em Vera Cuz, Outubro de 1982
CLC Carlos E. Dufriche


Vera Cruz, após reparos
CLC C.E. Dufriche

  • Casco nr.796/B23
  • N/M Juno / PPD) (IMO 7113985)
  • Entregue em março de 1972
  • MCP: 1 motor diesel Villares-B&W 8cy 8-84VT22BF-180 de 18.400 bhp, 20,5 nós
  • Companhia de Navegação Maríitima Netumar, Manaus
  • Terceira unidade doas 4 da classe encomendados pela Netumar,
  • Os navios encomendados pela Netumar tinha arranjo fdiferente de mastros e guindastes,sendo os únicos a terem dois guindastes na popa


- 1972, vendido ainda em construção para o armador CTM Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos E.P, Lisboa, Portugal, renomeado "Pereira D´Eça"  /CSDG, bandeira de Portugal,
- 1983, desativado em Lisboa.
- 1986, vendido para demolição para Batista e Irmãos, Lisboa para demolição, iniciada em agosto.

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  • Casco nr.797/B24
  • N/M Itassucé / PPEV (IMO 7118923)
  • Entregue em maio de 1972
  • MCP: 1 motor diesel Villares-B&W 8cy 8-84VT22BF-180 de 18.400 bhp, 20,5 nós
  • Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
- 1984, 27 de outubro, desativado no Rio de Janeiro.
- 1988, vendido para demolição em maio para desmanches Taiwaneses, renomeado "Tassu" / 3ELX6, bandeira do Panampá. Chegou em Kaohsiung em 30 de junho. Demolição iniciado em 2 de julho.

R. Chase

José Carlos Rossini

Lloydbras

  • Casco nr.798/B25
  • N/M Zeus / PPFB (IMO 7125093)
  • Entregue em julho de 1972
  • MCP: 1 motor diesel Villares-B&W 8cy 8-84VT22BF-180 de 18.400 bhp, 20,5 nós
  • Companhia de Navegação Maríitima Netumar, Manaus
  • Quarta unidade doas 4 da classe encomendado pela Netumar,
  • Os navios encomendados pela Netumar tinha arranjo fdiferente de mastros e guindastes,sendo os únicos a terem dois guindastes na popa


- 1983, setembro, jumborizado no estaleiro Setenave - Estaleiro Naval de Setúbal, Setúbal Portugal, passando a ficar com as seguintes características:


  • 17.033 dwt
  • 14.150 grt
  • 190,56 m de comprimento total
  • 180,56 m de comprimento entre perpendiculares
  • 23,02 m de boca
  • 11,40 m de pontal
  • 9,62 m de calado máximo carregado
  • Guidastes: 1 x 40 t, 2 x 30 t., 1 x 15 t. 5 x 5.t swl
  • Porões: 5
  • Capacidade de Containers: 498 teus
- 1992, vendido para o armador ASP Seascot Shipmanagement Ltd., Glasgow, Escocia, renomeado "Zeusplein", bandeira de Vanuatu. Sofreu incendio em durante operações de embarque em Campana, Argntina, sendo considerado Beyond Economical para reparos..
.
- 1993, vendido para demolição, chegando em Alang, Índia em março de 1993.



CLC Carlos E. Dufriche


JSC
Tony Last

Zeusplein - G.C. berger

  • Casco nr.799/B26
  • N/M Itapura / PPEY (IMO 7266835)
  • Entregue em outubro de 1972
  • MCP: 1 motor diesel Villares-B&W 8cy 8-84VT22BF-180 de 18.400 bhp, 20,5 nós
  • Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
- 1984, 27 de agosto, desativado no Rio de Janeiro.
- 1988, vendido para demolição em junho. Chegou em Recife/PE,  em 16 de junho.

Markus Berger

Markus Berger

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