quinta-feira, 3 de setembro de 2015

AHTS BOS Turquesa / PPTZ - AHTS, Os reis dos mares


Imagens do AHTS classe UT 722L nacional "BOS Turquesa" demandando o terminal Saipem 1, aonde atracou por BB, em sua primeira escala no terminal, na tarde do dia 03/09/2015, para embarcar equipamentos de apoio a prospecção de petróleo.


O AHTS (Anchor Handling Tug Supply), é uma embarcação polivalente, especializada em operações do tipo offshore, sendo utilizada em operações de manobras de âncoras e no posicionamento de plataformas, reboques oceânicos de grandes estruturas e embarcações (a grande maioria de movimentações oceânicas de plataformas de petróleo e FPSO´s são realizadas pelos AHTS, ao invés de RbAM), socorro e salvamento, combate a incêndios, recolhimento de vazamentos, transporte de suprimentos e cargas múltiplas, tais como equipamentos para perfuração e prospecção de petróleo, tubulações, contêiners, correntes, possuindo ainda tanques específicos para transporte de combustível, água potável, drill water, cimento, barita, betonita, slops, entre outros.

Sua presença é notada em todas as regiões onde há prospecção de petróleo no mar.


Para ver / Saber mais:





A embarcação pertence ao armador Farstad Shipping S/A, Rio de Janeiro/RJ, (Farstad Shipping ASA, Aalesund, Noruega)



Construção:
  • Built Estaleiro Itajaí
  • Year: 2007
  • Hull Nr.: EI-143 
  • Main Class: +1A1, SF, E0, TUG, SUPPLY VESSELl, OILREC, DYNPOS-AUT, FiFi II, TMON - AHTS 

Dimensões:
  • LOA: 80,4 m 
  • Breadth Moulded: 18,00 m 
  • Draft (max): 6,60 m + 0,251 m Skeg/Nozzle 
  • Deadweight:n 2.640 t (d = 6,.60 m) 
  • Gross Register Tonnage: 3.628 t. 


Cargo Capacity
  • Deck Dimensions: 474,3m² (31m x 15,3m) 
  • Deck Load: 2000mt 
  • Deck Strength: 10mt/m² 
  • Deck Strength Aft: N/A 
  • Fuel Oil: 870m³ / 5472bbls 
  • Pot Water: 1018m³ / 6403bbls 
  • Drill Water / WB:1999m³ / 12574bbls 
  • Mud: N/A 
  • Brine:N/A 
  • Base Oil: N/A 
  • Methanol: N/A 
  • Dry Bulk: N/A 
  • Washing System:N/A 
  • Main Crane: 1 x SWL 5/10mt@ 16/12m - 80m wire & Not AHC - placed on Stb Side 
  • Deck Cranes: 1 x SWL 5mt@14m - Fixed with 2 manipulators 

Propulsão:
  • Main Engines: 4 Rolls Royce Marine AS - Bergens: 2 x B32:40L8P2 + 2 B43: 40L6P x 3800KW (5.438 bhp) + 2 x 2850KW (4.079 bhp) x 750 rpm each = total: 18.087 bhp 
  • Catalytic Converters: N/A 
  • Bow Thrusters: 1 x 1.200 bhp
  • Stern Thrusters: 2 x 1000 bhp 
  • Azimuth Thrusters (Bow): 1 x 1.500 bhp 
  • Bollard Pull: 190 mt 
  • Consumption at Service Speed: 20m³ / 24hrs @ 12Knots 
  • Consumption at Economy Speed: 15m³ / 24hrs @ 10Knots

Capacidade de Trabalho e reboque:
  • Winch Type: Hydraulic Double Drum 
  • Special Handling Winch Capacity: 4986m of 76mm wire or 3998m of 84mm wire or 1041m of 160mm fibre rope: Special Handling Brake (Static/Band Brake) 450mt 
  • Towing/Working Winch Brake (Static/Band Brake): 450mt 
  • Towing/Working Winch No 2 Brake (Static/Band Brake):N/A 
  • Secondary Winch Fibre Capacity - 160mm  4 x 1685m of 160mm 
  • Rope / Reel Storage: N/A 
  • Chain Locker: 4x158,5m³ = 634m³ 
  • Tow Pins: 2 pairs x 300 MWL - Triplex 
  • Shark Jaws: 2 x 700 MWL - Triplex 
  • Stern Rollers: 2 x 3m x Ø3,5m - MWL 500mt 
  • Total Capacity: 30 Persons 





















Fotos: Marcelo 'MO' Lopes - 03/09/2015 - mmls10@uol.com.br

Nenhum comentário: