V R I D 5
Algumas imagens do porta container de bandeira de Hong Kong "Cosco Vietnam" demandando o Canal de Acesso do Porto de Santos para atracação no Tecon 3, com 11,30 m de calado.
O navio quebrou o recorde de comprimento linear e capacidade de containers do porto de Santos, com 334,00 m, 102.875 dwt, 42,86 m de boca moldada, 14,50 m de calado máximo carregado e com 8.500 teus de capacidade.
Procedente do Extremo Oriente via Cingapura e Itaguaí, o navio sob orientação do p´ratico Fontes cruzou a Ponta da Praia ao redor das 1020h, com direito a audio assinatura do "Seo" Fontes, um apito longo e dois curtos saudando o público que foi assistir sua passagem.
Seaspan Ship Management Ltd., Vancouver/BC, Canada
O navio pertence ao armador canadense Seaspan Shipmanagement Ltd., de Vancouver/BC, Canada e opera afretado ao armador chinês Coscon (Cosco Shanghai) e esta sub afretato ao armador alemão a Hamburg Süd na rota do Extremo Oriente/América do Sul.
Em breve mais fotos do navio tanto aqui como no blog Navios em Santos www.shipssantos.blogspot.com
Fotos: Marcelo 'MO' Lopes - 08/02/2012
6 comentários:
ENTÃO O PORTO DE SANTOS ESTARIA APTO A RECEBER UM PORTA AVIÕES DA CLASSE NIMITZ FACILMENTE, POIS ESTE PORTA CONTÊINER TEM PRATICAMENTE O MESMO TAMANHO DOS NIMITZ.
Já faz algum tempo que pode, aliás Santos pode receber até um navio da classe do Emma Maersk, pois estes navios não tem grande calado o comprimento aqui ainda permite qqer tipo de manobra.
Mas Santos não pode receber um VLCC com o mesmo tamanho do Cosco Vietnam pois são navios com mais de 21m de calado e assim limitam as escalas por aqui.
Resumindo... o problema de Santos para navios gigantes é calado dependendo do tipo, ou demanda de carga, o que parece que já está mudando aos poucos.
os NAe´s classe Nimitz são nucleares e de acordo com a "paranoia" ambiental eles não atracam, ficam fundeados e não haveria como deixar u m Nimitz fundeado no fundedouro 1.
Paralelamente o fundeadouro interno nr 1 tm restrições de loa e calado (salvo engano 190 m loa x 9,00 m) de calado e tbm rewstrição para fundeio noturno lá).
Santos devido a geografia não oferece muitas facilidades para navios fundearem, salvo na Barra
A última vez que SSZ recebeu um navio nuke foi em 1983, um SSN, o USS Skipjack (SSN 585), durante a operação UNITAS XXIV e ficou fundeado pproximo a Ilha das Palmas e se vc procurar jornais locais da época vera o tamanho das asneiras que soltaram sobre o fato ...
ENTÃO SE FOR LEVAR POR ESSE LADO, "SE" O BRASIL CONSTRUIR UM SUBMARINO NUCLEAR, ESTE NUNCA ATRACARIA NO CAIS DA MORTONA, POR EXEMPLO.
Bob
Sinceramente eu não ficaria surpreso se isso acontecer, mas até lá tem muuuuuuito tempo para acontecer
quyem sabe algo muda na nossa "paranoia ambiental"
Independente, nao creio que o SSB(br) ficará pingando em varios portos pela sua propria doutrina operacional
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