quinta-feira, 28 de julho de 2011

M/V Greek Warrior / 3EWJ7 - Cape size (3o da série de julho) previsto para entrada às 2200h (Informação)

o graneleiro do tipo Cape Size panamenho "Greek Warrior' da Polembros Shipping Ltd., Piraeus, Grécia,

Polembros Shipping Ltd., Piraeus, Grécia,


terceiro do vtio previsto parao  mês de julho tem previsão de entrada/atracação para o terminal TGG para às 2200h de hoje, condicional a saida do Wood Chip Carrier Forestal Diamante.

o Greek Warrior, de 149,571 dwt, com 270,06 m de comprimento total, 43,00 m de boca moldada e 17,32 m de calado máximo carregado, se assemelha em dimenções aos outros dos que operaram em meados de julho, o Glory Comfort de 150,809 dwt e o Hebei Tengfei, de 149,722 dwt. Estes navios estão entre os maiores "absolutos' que ja entraram em Santos e curiosamente todos no mesmo mês, em relativa sequência.

No passado outros capesizes escalaram Santos, mas de dimenções menores (Faixa de 105-139.000 dwt), tais como o Ikaria, Samos, Flag Mersinidi I, Angelo della Gatta, New Luck , Ostrako, entre outros

M/V Ikaria - Lauro Frangetto Filho

M/V Kyla - 'MO'

M/V Kyla - Laufo Frangetto Filho

M/V Angelo della Gatta - 'MO'

M/V Samos - Luuis Felipe G Vaz


Um dos cape sizes do armador Polembros detem o recorde absoluto do porto de Santos, o Leonidas Warrior, de 183.316 dwt, 289,90 m de comprimento total, 46,00 m de boca moldada e 18,33 m de calado máximo carregado

O Leonidas Warrior bateu os seguintes recordes:

  • Maior navio em dwt ja entrado em Santos - 183,316 t.
  • Maior navio em boca moldada ja entrado em Santos: 46,00 m
  • Maior navio de calado de projeto carregado ja entrado em Santos: 18,33 m
  • Maior quantidade de carga ja embarcada em Santos em um único navio: 113.000 t. de milho a granel com destino a Bandar Iman Khomeini, Irã 
Para saber mais


comentario extraido do post " http://shipssantos.blogspot.com/2010/07/mais-um-possivel-recorde-para-o-porto.html" em 31/07/2010, sobre recordes de tamanho no Porto de Santos

"Segue uma pequena relação de alguns “grandões" históricos que passaram por aqui nos últimos 20 anos:

Samos : cape size – 136.738 dwt – 270 x 42 m

Angelo della Gatta – New Luck/New Venturer I – Ostrajko/North King (mesma classe) : cape size – 127.375 dwt – 264 x 40,8 m

Aghia Trias – cape size – 116.680 dwt – 253 x 40,8 m

Flag Mersinidi/Flag Mersinidi I – cape size – 124.380 dwt – 256 x 39 m

Aghios Makarioss – 88.700 dwt – 228 x 43,01 m

Kyla – cape sze – 134.906 dwt – 270 x 42,8 m

Mega Dale – cape size – 123.100 dwt – 268 x 39,05 m

Jag Lyal – Aframax – 110.530 dwt – 245 x 42 m

Makronissos – Aframax – 106.200 dwt – 243 x 42 m

Navion Savonite – Shuttle Tanker – 108.712 dwt –246 x 42,8 m

Radiance of the Seas – navio de passageiros - 90.090 grt – 294 x 39,8 m

MSC Stella – Porta Container – 85.680 dwt - 6.723 teus 303,92 m x 40 m

Notar que o MSC STELLA foi o maior navio em comprimento linear já entrado em SSZ (em 13 de setembro de 2009)"

Nota do Blog: O maior navio em comprimento linear ja entrado no porto de Santos foi o navio de cruzeiros Mariner of the Seas, com 311,12 m de comprimento total, mas de 138,379 grt, ou seja muito menor que os cape sizes na categoria absoluto.