Polembros Shipping Ltd., Piraeus, Grécia,
terceiro do vtio previsto parao mês de julho tem previsão de entrada/atracação para o terminal TGG para às 2200h de hoje, condicional a saida do Wood Chip Carrier Forestal Diamante.
o Greek Warrior, de 149,571 dwt, com 270,06 m de comprimento total, 43,00 m de boca moldada e 17,32 m de calado máximo carregado, se assemelha em dimenções aos outros dos que operaram em meados de julho, o Glory Comfort de 150,809 dwt e o Hebei Tengfei, de 149,722 dwt. Estes navios estão entre os maiores "absolutos' que ja entraram em Santos e curiosamente todos no mesmo mês, em relativa sequência.
No passado outros capesizes escalaram Santos, mas de dimenções menores (Faixa de 105-139.000 dwt), tais como o Ikaria, Samos, Flag Mersinidi I, Angelo della Gatta, New Luck , Ostrako, entre outros
M/V Ikaria - Lauro Frangetto Filho
M/V Kyla - 'MO'
M/V Kyla - Laufo Frangetto Filho
M/V Angelo della Gatta - 'MO'
M/V Samos - Luuis Felipe G Vaz
Um dos cape sizes do armador Polembros detem o recorde absoluto do porto de Santos, o Leonidas Warrior, de 183.316 dwt, 289,90 m de comprimento total, 46,00 m de boca moldada e 18,33 m de calado máximo carregado
O Leonidas Warrior bateu os seguintes recordes:
- Maior navio em dwt ja entrado em Santos - 183,316 t.
- Maior navio em boca moldada ja entrado em Santos: 46,00 m
- Maior navio de calado de projeto carregado ja entrado em Santos: 18,33 m
- Maior quantidade de carga ja embarcada em Santos em um único navio: 113.000 t. de milho a granel com destino a Bandar Iman Khomeini, Irã
- http://santosshiplovers.blogspot.com/2011/07/tres-capesizes-esperados.html
- http://santosshiplovers.blogspot.com/2011/07/mv-glory-comfort-3fop3-dos-3-capesizes.html
- http://santosshiplovers.blogspot.com/2011/07/mv-hebei-tengfei-bfhp-outro-capesiz.html
- http://santosshiplovers.blogspot.com/2011/07/dois-cape-sizes-previstos-para-maobrar.html
- http://shipssantos.blogspot.com/2011/06/terminais-portuarios-brasileiros_15.html
comentario extraido do post " http://shipssantos.blogspot.com/2010/07/mais-um-possivel-recorde-para-o-porto.html" em 31/07/2010, sobre recordes de tamanho no Porto de Santos
"Segue uma pequena relação de alguns “grandões" históricos que passaram por aqui nos últimos 20 anos:
Samos : cape size – 136.738 dwt – 270 x 42 m
Angelo della Gatta – New Luck/New Venturer I – Ostrajko/North King (mesma classe) : cape size – 127.375 dwt – 264 x 40,8 m
Aghia Trias – cape size – 116.680 dwt – 253 x 40,8 m
Flag Mersinidi/Flag Mersinidi I – cape size – 124.380 dwt – 256 x 39 m
Aghios Makarioss – 88.700 dwt – 228 x 43,01 m
Kyla – cape sze – 134.906 dwt – 270 x 42,8 m
Mega Dale – cape size – 123.100 dwt – 268 x 39,05 m
Jag Lyal – Aframax – 110.530 dwt – 245 x 42 m
Makronissos – Aframax – 106.200 dwt – 243 x 42 m
Navion Savonite – Shuttle Tanker – 108.712 dwt –246 x 42,8 m
Radiance of the Seas – navio de passageiros - 90.090 grt – 294 x 39,8 m
MSC Stella – Porta Container – 85.680 dwt - 6.723 teus 303,92 m x 40 m
Notar que o MSC STELLA foi o maior navio em comprimento linear já entrado em SSZ (em 13 de setembro de 2009)"
Nota do Blog: O maior navio em comprimento linear ja entrado no porto de Santos foi o navio de cruzeiros Mariner of the Seas, com 311,12 m de comprimento total, mas de 138,379 grt, ou seja muito menor que os cape sizes na categoria absoluto.
2 comentários:
Bem completo o post
Abrss
Vlw Rafael
Postar um comentário