sábado, 18 de junho de 2011

AHTS Red Sea Fos / HQ2361 - AHTS escalando Santos

 
     
H   Q   2   3   6   1

Imagens do AHTS (Anchor Handling Tug Supply) panamenho 'Red Sea Fos' demandando o largo no dia 26/26/08/20101 para realizar consumo de bordo.

A embarcação offshore procedia de Abdjan, Costa do Marfin e suspendeu no início da noite do mesmo dia, cruzando a Ponta da Praia às 1940h do mesmo dia.


Extraido do artigo "A Bordo do Rei dos Mares Sua Majestade o AHTS" :
  
"Um AHTS (Anchor Handling Tug Supply), é uma embarcação polivalente, especializada em operações do tipo offshore, sendo utilizada em operações de manobras de âncoras e no posicionamento de plataformas, reboques oceânicos de grandes estruturas e embarcações (a grande maioria de movimentações oceânicas de plataformas de petróleo e FPSO´s são realizadas pelos AHTS, ao invés de RbAM), socorro e salvamento, combate a incêndios, transporte de suprimentos e cargas múltiplas, tais como equipamentos para perfuração e prospecção de petróleo, tubulações, contêiners, correntes, possuindo ainda tanques específicos para transporte de combustível, água potável, drill water, cimento, barita, betonita, slops, entre outros. Sua presença é notada em todas as regiões onde há prospecção de petróleo no mar".


O Red Sea Fos foi afretado para providenciar o reboque do cargueiro classe Freedom que estava fundeado ao largo de Santos, após suspender de Paranagua/PR, com problemas de máquinas, carregado com 14.000 t. de açucar em sacos, destinados a Abdjan.



Após a operação de abastecimento do navio (consumo de bordo) foi efetivado o passamento de cabos e devido reboque do St. Efren para Abdjan.


Pertencente ao armador Five Oceans Salvage Consultants Ltd., Athes, Grécia http://www.fiveoceansalvage.com/. fpoi construído pelo estaleiro Aker Vindholmen, Arendal, Noruega, casco 831 em maio de 1982. 








Com 100 t. de bollard pull, 1.958 dwt, 64.67 m de comprimento total 13,61 m de boca, 4,72 m de calado é propulsado por 2 motores diesel AS Bergens Mek VerkstederKVMB-18 de 4.080 bhp x 750 rpm cada, impulsionando dois eixos/hélices de passo controçavel, desenvolvendo velocidade máxima de 12 nós e é equipado também com bow thruster.





Para saber mais:


http://santosshiplovers.blogspot.com/2010/10/ahts-astro-parati.html



 
Fotos: Gustavo 'Indio' C. Sousa - 26/08/2010

Nenhum comentário: