Em meados dos anos 60, com o final da vida util dos cargueiros da classe Liberty, construídos na Segunda Guerra Mundial e compondo a maior classe de navios mercantes jamais construída, com 2.710 unidades, foi iníciada projetos para substituição destes navios por navios 'standard' (classes volumosas por navios de mesmas características).
Começaram a surgir os 'classicos conteporâneos', as classes SD 14, Freedom entre outras. No início dos anos 70, começaram a projetar versões ligeiramente mais modernas destas classes, quando surgiram a segunda geração dos navios standard, a classe Meridian pertence a esta geração, com sua primeira unidade, o Topusko, iuguslavo, sob incomenda do armador estatal iuguslavo Jugolinija.
Projetados e construídos na Alemanha Oriental, pelo estaleiro VEB Warnowerft, de Rostock, muitos ofram encomendados principalmente pelos paises comunistas da Euroa, como a própria DSR da Alemanha Oriental, a Jugolinija da Iuguslávia e de paises não comunistas com a Sindia, da India entre outros
Navios confrtáveis, de capacidade padrão de 13.800 dwt, foram muito utilizados durante suas carreiras, restando pouquissimos em atividade nos dia de hoje, prematuramente ultrapassados pelo crscimento das operações com containers no meado da decada de 80.
Procedente de Lome, Togo, atracou no dia 09/01, ao redor das 1630h pno cais do armazém 16/17 para embarcar 14.000 t de açucar em sacos.
Suas caracteristicas de registro são:
Nome: Destiny
IMO: 8131946
Bandeira: St. Kitts & Nevis
Prefixo: V4AJ2
Porto de Registro: Charlestown
Bandeira da Federação de St Kitts & Nevis
Charlestown
Suspendeu dia 18/01 às 1620h, cpm destino ao porto de Luanda, Angola
Armador: CB Marine Ltd., Lomdres. Imglaterra
Fotos: Marcelo 'MO' Lopes 09 e 18/01/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário