quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

M/S Queen Mary 2 / GBQM - Diferenças entre Porto para cruzeiros terminal e Porto escala


Como exemplificar ?

um bom exemplo ontem 25/01 e hoje 26/01

Enquanto hoje, em Santos,  escalam dois 'navios de cruzeros classe Horizon, o HorizonZenith, ontem no Rio de Janeiro, em escala de cruzeiro internacional, escalou o inglês 'Queen Mary 2' / IMO 9241061 / GBQM, com  148,528 grt e 345,30 m de comprimento.


Pertencente ao armador Cunard Line Ltd., Valencia/CA, EUA (Carnival Corp., Doral,/FL, EUA) ele é terceiro maior navio de passageiros do mundo em comprimento linear e o único dos gigantes (acima de 300 m) rankeado nos 'Berlitz Top 30' do mundo, rankeado em 2010 em 10o lugar.

Quando será que termos navios do porte do QM2, Seabourne´s, Europa, Celebrity´s, Hal´s escalando aqui com mais frequência, trazendo o REAL turista para conhecer e consumir na cidade e não esta 'maquiagem' da maioria das escalas da temporada, com navios de  embarque e desembarque apenas, cujo passageiro 'TEM' que passar na cidade por força da localização do terminal e não pelo potencial e oportunidade turística da cidade, com um número reduzido de escalas  em trânsito ...
 



Você shiplover, lojista, comerciante ou da rede de entretenimento em Santos, você trocaria dois classe Horizon dse desembarque e embaruqe por um QM2  em trânsito??????

E como se não basta se isso, ainda tem gente que tenta apagar o espetáculo de ver a passagem dos ' nossos navios de cruzeiros fazendo de tudo (inclusive 'descobrindo alegações e formulas mágicas' para tentar justificar e coibir os 3 apitos longos de saudação/despedida ou cumprimento (previstos no RTM - Regulamento de Tráfego Marítimo),, um dos pontos máximos da passagem, por ocasião de suas saídas ...

Acorda Santos !

Voltando ao exemplo do início da postagem, porque será que Horizo e o Zenith nunca escalaram Santos quando eles faziam cruzeiros internacionais pela Celebrity Cruises ?

Fotos: Edson de Lima Lucas - Rio de Janeiro - 25/01/2011

3 comentários:

Canal do Porto disse...

Não só o Queen Mary como dias atrás passaram pelo Porto do Rio outros navios bem interessantes (Black watch, Discovery). Nem o Mariner of the seas que tem escalas em Santos 'cabe' na área de atracação no Concais, vai ter que ficar distante. Nunca se falou em investimento em infraestrutura nos Portos e só cogitaram agora por causa da copa. São coisas que já deveriam ter sido feitas há muito tempo. Santos tem representantes federais em Brasília e pouco se vê em ações, só promessas. E dá-lhe promessas!

Anônimo disse...

Infelizmente nessa cidade dormitório que vivemos o porto parece mais uma pedra no sapato do que qualquer outra coisa. No máximo o pessoal quer fazer faculdade de Logística pra trabalhar "nesse porto aí" ou conhece algum tio estivador. E só.
Nunca pensaram em investimentos, pra piorar ainda permitem que o porto seja engolido pela cidade, haja vista o absurdo que é aqueles montes de torres sendo construídas na ponta da praia.
Vão fazer o que, reclamar do cheiro nas épocas da safra, assim como inventam que o apito dos navios fez o gatinho de estimação pular da janela de susto??

Santos Shipphotos (Santos Shiplovers) disse...

É Daniel

as coisas vão regredindo e todos sorriem, quando for tarde, alguem chorará

Quanto aos apitos é bom que se diga "esta lenda' de proibição esta se propagando com velocidade estrondosa

é bom que alguem oriente que os 3 apitos longos regulamentados pelo RTM jamais foram proibidos, para que esta lenda não se torne uma mentira perpetuada


Abs
MO