segunda-feira, 15 de novembro de 2010

M/V Panstellar / SVBB4 - Fotos do 'TurnaAround' em Santos

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Través de BE

No dia 5/11, atracou no cais do armazem 39, o graneleiro tipo Panamax grego 'Panstellar',

Procedente de  Durban, Africa do SUl,. o panamax passou de entrada na Ponta da Praia ao redos das 1745h, para embarcar 67.770 t de milho a granel, mas atéo ,momnto desta edição não conseguimos confirmar seu destino. O navio operou em dois berços, pois no dia 8/11 às 1830h iniciou  manobra de mudança de berço para o armazém 38, aonde completu seu embarque.  Suspendeu na chuvosa tarde de sabado 13/11, cruzando a Ponta da Praia às 1700h.

O navio foi agenciado em Santos pela Agência Maritima Blue Ocean

Seguem as fotos do seu turnaround em Santos:

Través de BB

Detalhe da bochecha de proa BB

Detalhe de ante a ré da superestrutura BB


Com o nome de Panstellar foi sua primeira escala e Santos, o navio orignalmente e chamava Red Orchid (Panamá) até 05/2007 e Filomena L (Itália) até 06/2010 quando foi rebatizado com seu atual nome.

Alheta de BB


Vista superior da alheta de BB

Graneleiros tipo panamax são os graneleiros que possuem a boca máxima permitida para cruzar o canal do Panamá. Possuem entre 60.000-77.000 dwt, geralmente medem entre 223,00e 225 m de comprimento, sete porões, pouquissimos equipados com equipamentos de movimentação de carga (guindastes) e são comumente vistos em operação nos terminais de grãos do porto, embarcando em sua maioria das vezes soja, pellets e açucar e descarregando carvão no terminal da Cosipa (Usiminas).

O graneleiro pertence ao armador  Magna Marine Inc., Athens, Grécia

Bandeira: Grécia = Porto de registro: Piraeus
Detalhe da popa, com o nome e o porto de registro em grego

Bandeira da Grécia

Suas principais caracteristicas são:

IMO: 9272943

Dwt: 76.602 t - Grt: 39.727 t - Nrt: 25.754 t
Finalizando o apoio dos rebocadores

Cmprimento total: 224,94 m - Comprimento (PP): 217,00 m
Boca:  32,26 m - Pontal: 19,50 m - Calado max: 14,13 m


Close do passadiço

Construção: Imabari Shipbuilding Co Ltd - Marugame KG, Marugame, Japão, casco 1377 em 09/2003

Propulsão: 1 motor diesel  B&W de 6cy tipo 6S60MC de 14.031 bhp x 89 rpm, - um eixo com um hélice de passo variável, desenvolvendo a velocidade de 15 nós

Poroões: 7  com 7 tampões (hatch covers) de 17,10 m x 15,60 m cada 
Capacidade de transporte de grãos: 90.740 m3


  
Detalhe da superestrutura


Calado máximo praticado: 13,30 m


Calado máximo praticado: 13,30 m
 Alheta de BE 

De acordo com o ISR Fairplay, sua classe é composta por 78 navios, varios deles ja escalaram Santos

Fotos:
Silvio Roberto Smera - www.pbase.com/smera
Marcelo 'Ostra' Lopes  -MO

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