Través de BE
Fotografamos ontem o graneleiro tipo Handy Max Glory Sanye (IMO 9106728), suspendendo de Santos. Entrado em 28/10, o navio atracou no armazém 38, em sua primeira viagem em Santos, procedente de Paranaguá/PR, para embarque de 37.400 t. de pellets à granel, quando iniciou seu carregamento. No dia 29/10 desatracou e retornou à barra de Santos, onde ficou fundeado aguardando ordens para reatracar no dia 8/11 para completar suas operações de embarque, atracando no armazém 39.
O navio chama atenção por ser sua primeira escala no Porto de Santos e o fato incomum de navios próprios ou afretados da NYK serem registrados em Malta, pois geralmente são panamenhos ou liberianos.
Alheta de BE
Detalhe da popa com o porto de registro
Bandeira de Malta (Civil Ensign - Uso em navios mercantes)
Os graneleiros handy max são graneleiros de porte pequeno indo da faizxa de 45.000 a 53.000 dwt, que possuem equipamentos para movimentação de carga (Guindastes, geralmente 4) e 5 porões para carga.
O navio pertence ao armador Seyeong Marine Co Ltd., Busan (Coréia do Sul) e está afretado ao armador Nippon Yusen Kaisha (NYK Line), Tokyo (Japão).
Bochecha de proa BE
Detalhe da Superestrutura
Detalhe de ante-a-ré da superestrutura BE
Foi construido pelo estaleiro KK Kanasashi - Toyohashi AI, Toyohashi, Japão, casco nr. 3350 em setembro de 1994.
Comprimento: 188,33 m - Comprimento (PP): 179,50 m
Boca: 31,00 m - Pontal: 16,30 m - Calado maximo: 11,31 m
Dwt: 45.216 t - Grt: 26.040 t - Nrt: 14.870 t
Capacidade de grãos: 58.148 m³ - fardos: 56.250 m³
Porões: 5 - Tampões: 5 (20,00 m x 16,00 m cada)
Guindastes: 4 eletro-hidráulicos de 25 t swl
Propulsão: 1 motor diesel Mitsubishi de 6cy tipo 6UEC52LS de 10.709 bhp x 120 rpm, um eixo, um hélice de 4 pás de passo fixo
Velocidade: 14,6 nós
Consumo de combustivel (HFO) em marcha de 24h: 30,3 t
Alheta de BE
Alheta de BB
Segundo o ISR Fairplay a classe é composta por 12 navios, alguns vistos por aqui com relativa frequência como o Aya Marina, Beihai, Nan Hai, entre outros.
Fotos: Marcelo 'Ostra' Lopes - 12/11/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário