sexta-feira, 28 de abril de 2017

SPS (B.I.O.) Hesperides - A 33 / EBBW - Escala Santos durante a sua XXII Campanha Antartica


Imagens do Navio de Pesquisa espanhol (SPS) B.I.O. (Buque de Investigacion Oceanografica) "Hesperides" - A 33, demandando o cais de Outeirinhos 1, na região da mortona, na manhã do dia 28/04/2017.





BIO Hespérides está realizando a sua XXII Campanha Antártica  partre da XXX Campanha Espanhola Antártica, coordenadas pelo Comitê Polar Espanhol (SPC), realizadas sob as regras do Sistema do Tratado Antártico.



A campanha começou dezembro passado 12, o tempo de trânsito de unir a área começou. O navio de logística  escalou Salvador (Brasil) entre os dias 27 e 30 de dezembro, Ushuaia (Argentina) entre 13 e 16 de janeiro, antes de ir para as Ilhas Shetland do Sul.


A campanha terminará com o verão austral no início de abril, e uma vez que o tráfego de volta, Hespérides chegará em Cartagena em 24 de maio



Durante a Campanha Antártica, realizou  os seguintes projetos de pesquisa:
  • Mergulho em águas polares, ecologia química e invertebrados marinhos.
  • Geomorfologia e geodinâmica das Ilhas Shetland do Sul.
  • Precision Positioning System GALILEO. IHM.
  • Estudo de espécies invasoras na Antártica.
  • Estudo da tardigrades em colaboração com a Colômbia


Além disso, as Hespérides também apoiará as  BAE (Base Antanrtica Espanhola) Gabriel de Castilla (Deception Island) e Juan Carlos I (Livingston Island) e os projetos realizados lá. 

Finalmente, no final de março e início de abril auxiliará o  encerramento das atividades das bases, devido ao inverno Antártico.



Durante o trânsito de volta também executou os seguintes projetos:
  • - Estudo da dinâmica sedimentar do Canal Beagle (1 semana).
  • - Projeto de correntes oceânicas no Canal de Beagle e as águas de confluência entre o Brasil e as Ilhas Falkland (2 semanas).

A escala em Santos para descanso da tripulação, segue para Cartagena, Espanha, aonde dedverá chegar no dia 24 de maio de 2017. 

Durante a Camapanha esteve envolvido 62 tripulantes e cerca de de 220 civis, entre pesquisadores, pessoal técnico  e (TVE-2, La Sexta, Turner Editorial e Valentín Carreaa




O navio tem previsão para suspender no dia 3 de maio

Fotos: arcelo 'MO' Lopes - 28/04/2017 - mmls10@uol.com.br

Nenhum comentário: