segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

OCSV Normand Maximus / LAVR7 - Maiden call Saipem Terminal, Guarujá - 17/12/2016


Em sua primeira viagem ao complexo Portuário de Santos e atracação no terminal marítimo do Saipem, pier Saipem 1, no Guarujá/SP, atracou no início da tarde do dia 17/12/2016, procedente de Gibraltar, via Rio de Janeiro, o novíssimo  OCSV classe Vard 3 19 (Offshore Construction Support Vessel) "Normand Maximos" (IMO 9744518, 26.832grt, 16.400 dwt, 150 bp)


Embarcação especializada em apoio e construção de tubulações flexíveis para prospecção de petróleo em águas ultra profundas, equipado com tecnologia de última geração na área de engenharia naval e para fainas de construção e posicionamento de unidades submersas.


Vídeo apresentando o navio e mostrando seu modus operandi:



Sua construção foi iniciada pelo estaleiro Vard Tulcea S.A., Tulcea, Romênia, casco nr. 830, aonde sua quiha foi batida em setembro de 2014 e lançado ao mar no dia 05/09/2015.



O casco foi então rebocado para ser finalizado e equipado no estaleiro Vard Brattvaag, Brattvaag, Noruega, aonde foi entregue ao armador Solstad Shipping AS, Skudeneshavn, Noruega.






A embarcação esta afretado a empresa SAIPEM SpA (Societa Azionaria Italiana Perforazioni e Montaggi SpA), San Donato Milanese

Características técnicas:
  • LengthO/A: 177,90 m
  • Breadth: 33,00 m
  • Depth: 13,00 m
  • Main Deck: 2,500 m 2 @ 15 t/m 2
  • Max Draft: 8.5 m
  • Accommodation: 180 pax /132 single cabins
  • Main Deck capacity: 12,000Te @ 5 m above deck
  • Helideck: Suitable for Sykorsky S-92
  • Helicopter refueling capability
  • Endurance: more than 100 days
  • Station Keeping: - DP2: 5 m HS with 3 kts current, - DP3: 3.5 m HS with 2.2 kts current
  • ERN: - DP2: 99, 99, 99, 99, - DP3: 99, 99, 99, 93
  • Class: DNV - Ice class C & Winterized Basic

Grupo propulsor:

Propulsão diesel elétrica com 7 geradores Wartsilla Oy, Finlância  de três modelos diferentes:
  • First type 8L32 - 5.438 bhp - 4,000 kW x 750 rpm
  • Fourth  type 8L32 - 5.438 bhp - 4,000 kW x 750 rpm 
  • Third type 8L32 - 5.438 bhp - 4,000 kW x 750 rpm
  • Fifth  type 9L32  - 6.118  bhp - 4,500 kW x 750 rpm 
  • Seventh type 9L20 - 2,447 bhp - 1,800 kW x 1.000 rpm
  • Second type 8L32 - 5,.38 bhp - 4.000 bhp x 750 rpm 
  • Sisth type 9L32  - 6.118 bhp - 4,500 kW x 750 rpm 

Propellers
  • 2 Azimutal pods
Thrusters
  • Forward: Tunnel thruster + Retract. directional thruster 
  • Aft: Tunnel thruster 

Bollard Pull: 150 t.



VERTICAL LAY SYSTEM (VLS)
  • 550Te Vertical Lay Tower
  • 2 X 275Te tensioners
  • 50 mm to 700 mm O/D products
  • Up to 12” reeled rigid pipes
  • 630Te AHC A&R capable to reach 4,000 m w.d. through moon pool or over the side fairleader for loads deployment 


BASKET / CAROUSEL

  •  Up to 6,000Te under deck basket and capability for a 3,000Te carousel/basket above deck 



MAIN CRANE
  • 900Te AHC Lattice Boom Crane
  • 900Te @ 23 m / 280Te @ 55 m
  • 780Te @ 1,800 m w.d.
  • 245Te @ 3,600 m w.d.
  • 100Te Whip line (man riding)
AUXILIARY CRANE
  • 150Te AHC Knuckle Boom
  • 3,000 m w.d.
  • 20Te AHC Whip Line
  • 3,000 m w.d. (man riding) 



Caraterísticas de Registro:
  • Nome: Normand Maximus
  • IMO: 9744518
  • Bandeira: Noruega
  • Indicativo de Chamada/Prefixo: LAVR7
  • Porto de Registro: Skudeneshavn

Reino da Noruega









Fotos: Marcelo 'MO' Lopes - 17 e 18/12/2016 - mmls10@uol.com.br
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