terça-feira, 22 de novembro de 2016

M/T Bow Aratu / LAKT7 - Maiden Call Santos (As Bow Aratu)


Imagens do navio tanque químico norueguês "Bow Aratu" (IMO 9125243, 13.843 dwt), pertencente ao armador Odfjell Tankers AS, Bergen, Noruega, suspendendo do Terminal da Alemoa P3, na tarde do dia 20/11/2016, durante sua primeira escala em Santos com este nome.



A embarcação atracou na madrugada do dia 17 no terminal da Dow para realizar operações de carga, onde operou até a noite do mesmo dia, quando mudou para o terminal da Alemoa P3, para operações de carga.


Completou suas operações e suspendeu na tarde do dia 20/11/2016, com destino a barra, fundeando para aguardar re-atracação.


A embarcação foi construída pelo estaleiro Soc. Esercizio Cant. S.p.A., Viareggio, Itália, casco nr. 147 em junho de 1997, como "Pietro Barbaro", bandeira italiana, encomendado pelo armador italiano Finaval SpA., com este nome realizou escalas em Santos.

/como "Pietro Barbaro"



Em maio de 2001 foi renomeado "Izola Azzurra". pelo mesmo armador.


Em maio de 21005 foi vendido para o armador Rimorchiatori Riuniti SpA, Genova, Itália, sendo renomeado "Euro Azurra".


Em julho de 2007 foi adquirido pelo armador Odfjell Tankers A/S, Bergen, sendo repassado para sua subsidiáriaFlumar Transportes de Quimicos e Gases Ltda., São Paulo,  sendo renomeado "Flumar aratu", bandeira de Bahamas, prefixo C6VX3, guarnição parcial brasileira (Comando e parte da oficialidade).


Em Cingapura passou por docagem e PMG, aonde embarcaram o futuro Comandante Celso e outros Oficiais brasileiros para acompanhar o navio em sua viagem para o Brasil aonde seria afretado a casco nu para a subsidiária Brasileiro Flumar Transportes de Químicos e Gases, Ltda., São Paulo, sendo renomeado Flumar Aratu, bandeira de Bahamas, prefixo C6VX3, porto de registro Nassau.


Suspendeu de Cingapura no dia 8 de março, carregando para Africa do Sul e Brasil, escalando Durban entre 31 de março e 1 de abril, e Rio Grande, RS, quando escalou entre14 e 15 de abril, seguindo em lastro para Aratu, BA, aonde chegou ainda com bandeira de Bahamas, assumindo o Comando o CLC Carlos Celso Afonso Alvares e total guarnição brasileira, carregando para Santos, quando após operação de descarga, iniciou os tramites burocráticos para transferência para o registro brasileiro, e em julho recebeu o pavilhão nacional prefixo PPUX e porto de registro Salvador.

Flumar Aratu - Lauro Frangetto Filho


Em julho de 2007, fSuspendeu de Santos, carregado com Ethanol, sob o Comndo do CLC Grinaldo Teixeira de Melo, para Rotterdam, Holanda e após descarga foi devolvido para a Odffjell, ,sendo renomeado "Bow Aratu".


Construído com casco duplo, 13.843 dwt,  146,06 m de comprimento, 21,70 m de boca, 10,50 m de pontal, 8,36 m de calado máximo carregado e é equipado com 24 tanques de cargo, revestidos de aço inxodavel (10 centrais + 14 laterais).


Propulsado por um motor Wartsila Propulsion AS, Noruega Wartsila 6cy 6L46 de 8.565 bhp x 500 rpm, um eixo, um hélice de passo variável,  desenvolvendo vlocidade de 14,5 nós.


Também é equipado com Bow e stern Thruster tipo Thwart.






Características de Registro:
  • Nome: Bow Aratu
  • IMO: 9125243
  • Bandeira: Noruega (NIS)
  • Indficativo de Chamada/Prefixo: LAKT7
  • Porto de Registro: Bergen
Reino da Noruega











Fotos: Marcelo 'MO' Lopes - 20/11/2016 - mmls10@uol.com.br

Nenhum comentário: