sábado, 31 de janeiro de 2015

Aspirantex 2015 - Navios da Marinha do Brasil em Santos - Visitação pública


Neste domingo, 1º de fevereiro, está prevista a chegada e atracação dos seguintes navios da Marinha do Brasil (MB) a Santos, com entrada no porto programada para as 1400 h :
  • Navio de desembarque de carros de combate Almirante Saboia (G 25) - Mortona
  • Fragata Liberal (F 43) - Mortona
  • Fragata Rademaker (F 49) - Mortona
  • Corveta Barroso (V 34) - Mortona
  • Navio de desembarque doca Ceará (G 30) - Armazém 33/34
  • Navio tanque Marajó (G 27) - Armazém 33/34

Os navios fazem parte da Operação ASPIRANTEX-2015, iniciada em 15 de janeiro e com término em 4 de fevereiro, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e a Argentina.

Segundo nota divulgada pelo Comando-em-Chefe da Esquadra, durante a estadia no Porto de Santos os navios ficarão abertos à visitação pública, gratuita, no dia 2 de fevereiro, no período das 14h às 18h. Os visitantes poderão assistir a vídeos sobre as atividades realizadas pela esquadra, informar-se sobre a importância da “Amazônia Azul”, além da oportunidade de conhecer melhor as atividades desenvolvidas pela MB e os meios da Esquadra brasileira.


Ainda segundo a nota, além de Santos a operação inclui visita dos navios e aeronaves da Esquadra aos portos de Montevidéu (Uruguai) e Mar Del Plata (Argentina). A nota também destaca que a ASPIRANTEX é realizada uma vez por ano pela MB com o propósito de aprimorar o nível de adestramento das tripulações dos meios envolvidos, além de contribuir para a orientação e formação de cerca de 200 Aspirantes da Escola Naval nas suas opções de Corpo (Armada, Fuzileiros Navais ou Intendentes) além da escolha da Habilitação (mecânica, eletrônica, sistemas e administração), bem como familiarizá-los com a vida no mar.


A Operação consiste em executar exercícios no mar contemplando Operações de Ataque, de Esclarecimento, de Apoio Logístico Móvel e Antissubmarino além de ações de superfície, de defesa aeroespacial, de guerra eletrônica, de guerra cibernética, de lançamento de armas e, quando oportuno, a condução de atividades de Patrulha Naval nas proximidades da Bacia Petrolífera de Santos.

A Operação ASPIRANTEX-2015 está sob o comando do contra-almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, comandante da 1ª Divisão da Esquadra (ComDiv1), tendo como capitânia o NDCC Almirante Saboia, de onde são coordenados e conduzidos os exercícios.

Encontram-se atracados também no cais a Mortona os AvIn (Avisos de Instrução, subordinados a Escola Naval,
  •  AvIn Aspirante Nascimento (U 10)
  • AvIn Guarda Marinha Jansen (U 11)
  • AvIn Guarda Marinha Brito (U 12)

Fotos: Marcelo 'MO' Lopes e Silvio Roberto Smera

Nenhum comentário: