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Devido a uma presumida situação operacional entre as linhas de carga da REVAP (Refinaria Henrique Lage, São José dos Campos/SP) e o Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso, São Sebastião/SP) navios do tipo Shuttle Tanker (Nvio tanque aliviador de plataformas petroliferas) recentemente apareceram na programação do Porto de Santos.
Estes navios, de escala não muito comum em Santos chamam atenção pelas suas caracteristicas especiais de operação de carga e descarga, pois eles são equipados com sistemas de carga e descarga compatível com a área de produção específica. Este equipamento normalmente consiste de um arranjo firme ou de posicionamento dinâmico (dynamic positioning - DP) para manter a posição relativa em relação ao campo de produção, um sistema linhas de carga e um sistema redundante de segurança para garantir que as operações com o petróleo cru sejam efetuadas com segurança.
O sistema DP garante que o navio mantenha poiçao em relação a plataforma oui campo de extração independente as condições de mar (claro que condições favoraveis de mar), mas mantendo o navio fixo na posição para evitar acidentes com o mangote e/ou albarroamentos com a estrutura. Utiliza principalmente os thrusters e maquina propulsora de bordo para manter o navio estável na posição, evitando deslocamento o urotação do navio conforme maré/correntes maritimas.
Um dos seus equipamentos em destaque é o sistema de manifold pela proa, devidamente registrado em varias imagens abaixo:
Detalhes do sistema de manifold de proa
Procedente da Região petrolifera ao largo de Vitória/ES, o navio atracou no di 10/10 para descrregar cerca de 40.000 t. de petróleo cru para ser refinado na RPBC (Refinaria Presidente Bernardes, Cubatão/SP) e/ou ser enviado e distribuido para a REVAP e/ou outras unidades da Petrobras.
Sinalizaçção na proa mostrando dois thrusters - sistema DP
De propriedade do armador Teekay Shipping Ltd., Hamilton, Bermuda (Teekay Corp., Vancouver, Canadá), opera afretado a Transpetro / Petrobras em operações de alivio de plataformas para o terminais maritimos da Petrobras (geralmente o TEBAR em São Sebastião ou o TEBIG, em Angra dos Reis/RJ).
Teekay Shipping Ltd., Hamilton, Bermuda
(Teekay Corp., Vancouver, Canadá)
De casco duplo, com 106.500 dwt, 249,93 m de comprimento total, 42,00 m de boca moldada e 14,80 m de calado carregado, possue 16 tanques laterais de carga ( 7 BE + 7 BB + 1 Slop BB/BE)
Manifold a meia nau
Foi construido pelo estaleiro Koyo Dockyard Co Ltd., Mihara, Hiroshima, Japão, casco nr. 2070 em abril de 1997 como "Svenner", de bandeira liberiana sob encomenda do armador Seabulk AS, Noruega.
Em agosto de 1998 foi renomeado "Nordic Svenita" (Nordc Ugland Investiment AS, Noruega), mantendo a bandeira liberiana.
Em dezembro de 2001 sua bandeira foi mudada para Bahamas.
Em agosto de 2004 foi adquirido pela Teekay, sendo renomeado "Navion Svenita" em setembro de 2006.
Suas caracteristicas de registro são:
- Nome: Navion Svenita
- IMO: 9127411
- Bandeira: Bahamas
- Indicativo Internacional de Chamada: C6FT2
- Porto de Registro: Nassau
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Fotos: Marcelo 'MO' Lopes - 10/10/2011
2 comentários:
boa tarde senhores do shiplovers
gostei da sequencia de fotos,e tambem da explicaçao bastante detalhada e com didatica.
parabens shiplovers!
senhor marcelo mo,
o senhor sem duvidas alguma,o senhor é um excelente fotografo pois tem formas de take e enquadradamentos profissionais.
parabens sr marcelo mo
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