domingo, 16 de outubro de 2011

N/T Araucária / PPXB - O Fim de uma era - Em sua última viagem a Santos

   
P   P   X   B

Apos anos de operação escalando Santos encerra-se uma era, a dos navios da frota formada no inicio dos anos 80 do armador FLUMAR Transportes de Quimicos e Gases Ltda, São Paulo/SP, Brasil, com a noticia de venda para scrap do N/T Araucária.

O apogeu da frota própria da Flumar foi nos meados dos anos 80, que contava a época com o quimico Jacaranda, o primeiro da empresa, os dois irmão gaseiros Jataí e Jatobá e  Japeri e os quimicos Araucária, Angelim, Chuy e Merity.


Hoje com praticamente todos estes navios vendidos e em sa maioria ja desmontados, apesar da empresa ter operado e operar com outros navios, mas sendo de épocas diferentes, não fizeram parte de até então maior parte da história da empresa., o Araucária realiza sua úçtima escala em Santos.

Procedente de Aratu/BA, para descarga em Santos de 2.750 t. de PDQ a granel, o navio atracou no dia 15/10 ao redor das 1600h no  no terminal da Dow Quimica. Na tarde do dia 16/10 apos completar sua parcela a ser descarregada na Dow, mudou de pier re-atracando no terminal da Alemoa 4.


Sua previsão de saída é para amanhã, dia 16/10 a tarde, sua última saída de Santos, porto que escalou inumeras vezes para o porto de Paranaguá/PR para completar descarga e depois seguir viagem para India, presumidamente Alang, aonde seáa abicado e desmontado.



Particularmente posso dizer que dixará saudades, assim como deixou o seu irmão Angelim, por motivos romanticos e por motivos profissionais, poisa em minha carreira profissional fui encarregado de operações portuárias destes dois navios, substituindo dois colegas de competência extrema os Srs Paddy e Mattar quando o armador passou a ser agenciado pela empresa então estava na ativa em minha carreira profissional subitamente interrompida por uma aposentadoria forçada.


Ao N/T Araucária, junto de grandes comandantes que comandaram este navio como o CLC Mariano, CLC Jandro, CLC Goes, CLC Zeitoune, CLC Celso, CLC Rubens, entre outros , que opere com destresa sua ultima carga e realize com tranquilidade sua última travessia marítima para India !


A Flumar continua, mas com outros navios, outros ares, em minha visão romântica, com a venda do último remanescente de seu grupo original de navios, é outra coisa com certeza !

Fotos: Marcelo 'MO' Lopes

Nenhum comentário: