P W E A
Fotos da Cv Purus (V 23), da classe Imperial Marinheiro atracada por BE no cais do armazém 30.
Segue abaixo trecho extraido do site Navios de Guerra Brasileiros (NGB) sobre a Cv Purus:
"A Corveta Purus - V 23, foi o segundo navio a ostentar esse nome(1) na Marinha do Brasil,em homenagem ao rio homônimo da região amazônica. As Corvetas classe Imperial Marinheiro foram idealizadas e mandadas construir pelo Almirante Renato de Almeida Guillobel, em sua gestão a frente do Ministério da Marinha. Foi construída pelo estaleiro N.V. Scheepswerf & Machinefabriek, em Debiesboch, Holanda. Teve sua quilha batida em 20 de novembro de 1953, foi lançada ao mar em 6 de novembro de 1954 e foi incorporada em 4 de julho de 1955. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Corveta Jonas Garcia Simas.
As Corvetas classe Imperial Marinheiro, foram originalmente concebidas, como navio guarda-costas, rebocador, mineiro e varredor. Já nos anos noventa, as unidades remanescentes mantinham apenas as características de unidade de patrulha (guarda-costas) e salvamento (rebocador). Seus trilhos para lançamentos de minas e paravanas de varredura não existem mais a bordo. Atualmente a maior restrição das Corvetas nas missões de patrulha é a sua baixa velocidade em relação às velocidades atuais dos navios mercantes. A Corveta tem uma velocidade máxima mantida de apenas 12 nós. "
A Cv Purus foi transferida em 25 de junho de 2004 para a Mariha de Guerra da Namíbia, sendo renomeada N>S. "Lt Gen Dimo Hamaambo", se tornado o primeiro navio de guerra da recem criada Marinha da Namíbia.
Para saber mais sobre o navio:
Fotos: Marcelo 'MO' Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário