Nos anos 60 os superpetroleiros Universe Leader e Universe Commander de 85.515 dwt foram em suas épocas os maiores navios que escalaram Santos, por ocasião de suas escalas.
Estes navos não consegiam entrar carregados em Santos, dado ao seu calado, aliviavam em São sebastião e depois com o calado compatovel, completavam a descarga em Santos.
Foram navios que deixaram muitas saudades, proncipalmente para o seu tamnh 'colossal' cruzando a Ponta da Praia
Caracteristicas Principais:
Armador: Universe Tankships Inc.
Bandeira: Liberia
Construção: National Bulk Carriers Inc. Kure Shipbuilding Division, Kure, Japão
Casco:
Universe Leader: 39
Universe Commander: 40
Comprimento: 260,17 m
Boca: 38,19 m
Grt: 51.400 t.
Propulsão: Turbina GE a vapor - 19.250 shp
Velocidade: 14,5 nós
Tanques de carga: 52
Capacidade Equivalente a 338;000 barris em 26 tanques centrais + 234.000 barros em 26 tanques laterais totalizando 572.000 barris de petróleo
Destino Final:
Univese Leader: Demolido em Kaohsiung, Taiwan em Agosto de 1977
Universe Commander: Demolido em Kaohsiung, Taiwan em Setembro de 1978
Estes navios marcaram suas passagens por Santos, muitos trabahadores portuários e shiplovers 'da antiga' se lembram muito bem deles, infelizmente era muito novo, de quando foram desmontados, sinto não os ter visto e admirado !:
Fotos e fontes:
Universe Leader class tankers: http://nashbulk.steamcheng.net/uleader-pics.html
Merchant Shios of the World -Tankers, L.A. Sawyer e W;H Mitchel - 1963
3 comentários:
trabalhei na agência marítima que recebia a familia dos Universes; Universe Leader, Universe Commander e Universe Admiral, todos afretados pela Gulf Oil do Brasil, quando não existia o monopólio do petróleo. Primeiro eles paravam em S. Sebastião para tirar 30% das carga para poder passar no canal de Santos. Este óleo era bombeado para petroleiros da Fronape pois, ainda não existia o terminal da Petrobrás.
Wanderley Landi
Esses navios descarregavam na Ilha do Barnabé cuja tancagem foi toda construída na década de 30 pelas Companhias americanas de petróleo em contrato com a CDS com anuência do governo federal. O Brasil se livrou da importação de gasolina com a construção de várias refinarias passando a refinar aqui petróleo bruto do Oriente Médio. Fhc, Lula e Dilma destruíram as refinarias.
Acabo de colocar no YouTube uma breve Linha de Tempo para Daniel Keith Ludwig (1897-1992): ‘Father of the supertanker’(que lançou esyes navios gigantes); o homem mais rico do mundo 1978-1982; e pioneiro no seu investimento na Amazônia Brasileira (1967-1982). https://www.youtube.com/watch?v=JlYCYLyxFFU&t=45s
Postar um comentário