segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

M/V Leonidas Warrior / J7AX8 - O Maior navio em capacidade ja escalado em Santos

   
J   7   A   X   8
Após varias modificações na programação de atracação, finalmente entrou o graneleiro Leonidas Warrior, para atracar no TGG, em sua primeira viagem ao compexo portuáriosantista.

Simplesmente impressionante o tamanho do navio de 183.316 dwt, e batendo tres recordes no nosso porto: o de navio com maior porte bruto; o de maior boca (casco com 46,00 m e o de navio com maior calado 18,32 m (calado maximo do navio, não o praticado, em sua manobra no porto)



Procedente de Cingapura, em lastro o navio chegou no final de semana e fundeou aguardando ordens para atracação.

Varias previsões e até confirmações de atracação ocorreram, até que fnalmente foi confirmada sua manobra para embarque do prático às 1630h do dia 17/01, sendo conduzido pelo prático Orlando , passando pela Ponta da Praia às 1650h, atracando no TGG por volta das 1830h.



Programado para embarcar inicialmente 80.000 t. de milho a granel com destino ao porto de Bandar Iman Khomeini, no Irã, o lote foi aumentado para 113.000 t., perfazendo outro recorde, a maior quantida de de carga embarcada por navio até então. A embarcação deverá completar suas operações em cerca de 5-7 dias AGW/WP.



Caracteristicas técnicas
  • Tipo de navio: Graneleiro tipo Cape Size
  • Dwt: 183,316 t.
  • Grt: 93.687 t.
  • Nrt: 58.007 t.

  • Comprimento total: 289,90 m
  • Cmprimento (PP): 280,02 m
  • Boca: 46,00 m
  • Pontal: 25,20 m
  • Calado máximo: 18,32 m
  • Borda livre (marcação verão): 6,93 m



Construção:
  • Estaleiro: Mitsubishi Heavy Industries Ltd., Nagasaki, Japão
  • Casco: 1993
  • Batimento de quilha: 20/01/1987
  • Lançamento: : 27/06/1987
  • Entrega: 12/12/1987 

Carreira:

  • River Spirit - de 01/1987 à 02/2004 - Armador Kawasaki Kisen KaishaLtd., Japão - bandeira Filipinas (11/1987 à 01/1986, Panama (01/1986 à 02/2004)
  • Med Sea - de 02/2004 à 04/2006 - Armador Stargate Shipmanagement Gmbh, Alemanha - bandeira Fiipinas
  • Leonidas Warrior - desde 04/2006 - bandeira Dominica 



Propulsão:
  • 1 motor diesel de 8cy Mitsubishi-Sulzer 8RTA48M de 18.501 bhp x 60 rpm
  • Velocidade: 13,5 nós
  • 1 eixo, um 1 hélice de 4 pás de passo fix0
  • Capacidade de combustivel (HFO): 5.279 m3
  • Capacidade de água potavel: 669 m3
  • Capacidade água de lastro: 59.882 m3


Armador : Polembros Shipping Ltd., Piraeus, Grécia






Caracteristicas de registro:
  • Nome: Leonidas Warrior
  • IMO: 8612675
  • Bandeira: Dominica
  • Prefixo: J7AX8
  • Porto de registro: Portsmouth (Dominica)
  • Número oficial: 50222
Comunidade de Dominica




Cpacidade de transporte de carga:
  • Grãos: 199.725 m3
  • Porões: 9
  • Tampões (Hatch covers): 9


  • Equipamentos para movimentação de provisões e peças: Guindastes (Pontes rolantes 2 x 4 t. swl e 1 de 8 t. swl
  • Equipamentos de navegação e comunicação: GMDSS A1+A2+A3, GYRO, HCS, GPS, RDX, AIS, VDR, LOG, ES, LRIT
  • Equipamentos de salvagem:Botes salva vidas: 2 x 30 pessoas cada, Balsas infláveis salva vidas: 1 para 6 pessoas, 4 para 15 pessoas
  • Classificador: NKK (Nippon Kaiki Kokai, Japão)


Fotos:
Marcelo 'MO' Lopes - 17/01/2011 - mmls10@uol.com.br
Sivio Roberto smera - 17/01/2011 - www.pbase.com/smera

4 comentários:

Anônimo disse...

Boas fotos,como sempre! O detalhe que me chamou a atenção é o tipo de construção do passadiço,vazado em baixo.

Santos Shipphotos (Santos Shiplovers) disse...

Ah isso é para minimizar o efeito do vento contrario e melhorar o consumo de combustivel

Particularmente acho horrivel, mas melhore muito o efeito contrario do vento, pois imagine a area vélica de uma superestrutura daquele tamanho contra um, vemto forte em sua veloc e consequentemente consumo de HFO

Anônimo disse...

Tem razão,é meio esquisito mesmo. Mas o ship é impressionante! Continuem assim, parabéns pelo blog.

Ass: Fanático por navios.

Santos Shipphotos (Santos Shiplovers) disse...

muito obrigado

Tambem gostamos muito de navios, desde criança !

Vc eh de Santos ?

Abs