J 7 A X 8
Após varias modificações na programação de atracação, finalmente entrou o graneleiro Leonidas Warrior, para atracar no TGG, em sua primeira viagem ao compexo portuáriosantista.
Simplesmente impressionante o tamanho do navio de 183.316 dwt, e batendo tres recordes no nosso porto: o de navio com maior porte bruto; o de maior boca (casco com 46,00 m e o de navio com maior calado 18,32 m (calado maximo do navio, não o praticado, em sua manobra no porto)
Procedente de Cingapura, em lastro o navio chegou no final de semana e fundeou aguardando ordens para atracação.
Varias previsões e até confirmações de atracação ocorreram, até que fnalmente foi confirmada sua manobra para embarque do prático às 1630h do dia 17/01, sendo conduzido pelo prático Orlando , passando pela Ponta da Praia às 1650h, atracando no TGG por volta das 1830h.
Programado para embarcar inicialmente 80.000 t. de milho a granel com destino ao porto de Bandar Iman Khomeini, no Irã, o lote foi aumentado para 113.000 t., perfazendo outro recorde, a maior quantida de de carga embarcada por navio até então. A embarcação deverá completar suas operações em cerca de 5-7 dias AGW/WP.
Caracteristicas técnicas
- Tipo de navio: Graneleiro tipo Cape Size
- Dwt: 183,316 t.
- Grt: 93.687 t.
- Nrt: 58.007 t.
- Comprimento total: 289,90 m
- Cmprimento (PP): 280,02 m
- Boca: 46,00 m
- Pontal: 25,20 m
- Calado máximo: 18,32 m
- Borda livre (marcação verão): 6,93 m
Construção:
- Estaleiro: Mitsubishi Heavy Industries Ltd., Nagasaki, Japão
- Casco: 1993
- Batimento de quilha: 20/01/1987
- Lançamento: : 27/06/1987
- Entrega: 12/12/1987
Carreira:
- River Spirit - de 01/1987 à 02/2004 - Armador Kawasaki Kisen KaishaLtd., Japão - bandeira Filipinas (11/1987 à 01/1986, Panama (01/1986 à 02/2004)
- Med Sea - de 02/2004 à 04/2006 - Armador Stargate Shipmanagement Gmbh, Alemanha - bandeira Fiipinas
- Leonidas Warrior - desde 04/2006 - bandeira Dominica
Propulsão:
- 1 motor diesel de 8cy Mitsubishi-Sulzer 8RTA48M de 18.501 bhp x 60 rpm
- Velocidade: 13,5 nós
- 1 eixo, um 1 hélice de 4 pás de passo fix0
- Capacidade de combustivel (HFO): 5.279 m3
- Capacidade de água potavel: 669 m3
- Capacidade água de lastro: 59.882 m3
Armador : Polembros Shipping Ltd., Piraeus, Grécia
Caracteristicas de registro:
- Nome: Leonidas Warrior
- IMO: 8612675
- Bandeira: Dominica
- Prefixo: J7AX8
- Porto de registro: Portsmouth (Dominica)
- Número oficial: 50222
Comunidade de Dominica
Cpacidade de transporte de carga:
- Grãos: 199.725 m3
- Porões: 9
- Tampões (Hatch covers): 9
- Equipamentos para movimentação de provisões e peças: Guindastes (Pontes rolantes 2 x 4 t. swl e 1 de 8 t. swl
- Equipamentos de navegação e comunicação: GMDSS A1+A2+A3, GYRO, HCS, GPS, RDX, AIS, VDR, LOG, ES, LRIT
- Equipamentos de salvagem:Botes salva vidas: 2 x 30 pessoas cada, Balsas infláveis salva vidas: 1 para 6 pessoas, 4 para 15 pessoas
- Classificador: NKK (Nippon Kaiki Kokai, Japão)
Fotos:
Marcelo 'MO' Lopes - 17/01/2011 - mmls10@uol.com.br
Sivio Roberto smera - 17/01/2011 - www.pbase.com/smera
4 comentários:
Boas fotos,como sempre! O detalhe que me chamou a atenção é o tipo de construção do passadiço,vazado em baixo.
Ah isso é para minimizar o efeito do vento contrario e melhorar o consumo de combustivel
Particularmente acho horrivel, mas melhore muito o efeito contrario do vento, pois imagine a area vélica de uma superestrutura daquele tamanho contra um, vemto forte em sua veloc e consequentemente consumo de HFO
Tem razão,é meio esquisito mesmo. Mas o ship é impressionante! Continuem assim, parabéns pelo blog.
Ass: Fanático por navios.
muito obrigado
Tambem gostamos muito de navios, desde criança !
Vc eh de Santos ?
Abs
Postar um comentário