sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

M/T TI OCEANIA / V7IG4 - Um ULCC que nunca virá a Santos

 O TI Oceania, com seus 68,05 m de boca


   
V   7   I   G   4

Na tarde da última quinta-feira, nosso amigo e shiplover sulista Marcelo 'Gaúcho' Vieira, acompanhado do shiplover Rafael Viva, foram até Angra dos Reis/RJ onde puderam fotografar o maior navio em comprimento linear e porte bruto que já esteve no Brasil, o ULCC 'TI Oceania'. O recorde que pertencia ao World Petrobras, um ULCC (Ultra Large Crude Carrier) de 362 metros de comprimento e 411.506 toneladas de porte bruto (DWT), que escalou os portos de São Sebastião/SP e Tebig (Angra dos Reis/RJ) durante a década de 80 até o início dos anos 90, afretado a Petrobras, foi quebrado em outubro de 2010, com a chegada do Ti Oceania, que está afretado para a Petrobras até abril desse ano, e funciona como uma FSO (Floating Storage and Offloading). 

 Recorde Brasileiro em Comprimento Linear e DWT

Apesar de ser um navio bocudo, sua estrutura é desproporcional ao tamanho do navio

Infelizmente, é um navio que nunca veremos em Santos. Devido a profundidade (12 metros) e as dimensões do canal na área do terminal da Alemoa, o máximo que se permite operar naquela região são petroleiros Aframax, que mesmo assim, ainda não operam com 100% de sua capacidade, devido ao calado, e o TI Oceania, sendo um ULCC, ou seja, navios tanque com peso bruto entre 320.000 t até 550.000 t, seria impossível ele ou qualquer outro ULCC escalarem o nosso porto.




Dados Técnicos:

Bandeira: Ilhas Marshall
Porto de Registro: Majuro





IMO: 9246633
Prefixo: V7IG4
Comprimento: 380,00 m
Boca: 68,05 m

Porte Bruto (DWT): 441.585 t
Batimento de Quilha: 25/06/2002
Lançamento: 22/10/2002
Entrega: 10/04/2003
Estaleiro Construtor: Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co. Ltd. - Geoje, Coréia do Sul
Armador: Overseas Shipholding Group Inc. (OSG) - New York/NY, Estados Unidos

Fotos: Marcelo 'Gaúcho' Vieira - Angra dos Reis/RJ - 27/01/2011

2 comentários:

Leandro Cez�rio disse...

OLÁ, GOSTARIA DE DIZER QUE TENHO O PRIVILÉGIO DE IR A BORDO DESTE IMENSO NAVIO E TER TIDO A HONRA DE TER CONHECIDO OS 2 ÚLTIMOS CAPITÃES AMBOS ITALIANOS.

Santos Shipphotos (Santos Shiplovers) disse...

Prvilégio de poucos Leandro
Não é todo dia que embarcamos em um ULCC !!!!!!!!!!

Desculpe a demora em responder, eu (MO) estva internado em Hospital em SP, sem acesso a PC

Abs
MO