quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

NTrT Ary Parreiras - G 21 / PWIK - O 'Lobo'



Dados Técnicos

Comprimento Total: 119,42 m
Boca: 16,00 m
Calado Máximo: 8,53 m
DWT: 4.125 t
Velocidade: Máxima de 17 nós, e cruzeiro de 15 nós
Tripulação: 127 homens 

 O Brasão do Lobo

Atracado em Santos - Gustavo Castro de Sousa®

 Uma de suas entradas por aqui - Bruno Leonardo Pricoli®

 Detalhe da Popa - Silvio Roberto Smera®

Histórico

O navio de transporte de tropas Ary Parreiras, é o 3º navio da classe 'Custódio de Mello' de uma série de 4 navios divididos em duas séries, encomendados ao estaleiro Ishikawajima Heavy Industries Co. Ltd., ToKyo,  Japão). Teve sua quilha batida em 13 de dezembro de 1955, foi lançado ao mar em 24 de agosto de 1956, tendo como madrinha a Sra. Roberto Mendes Gonçalves, esposa do então Embaixador do Brasil no Japão. Após sua entrega, o navio foi guarnecido por uma tripulação japonesa especialmente contratada pela Marinha do Brasil para conduzi-lo até o Pará (Um fato inuzitado, pois o navio militar brasileiro, tripulado por estrangeiros), onde seria realizada a Mostra de Armamento. Assim, em 21 de janeiro de 1957, o Ary Parreiras partiu de Tóquio com 49 militares japoneses, além de 25 imigrantes, do engenheiro de garantia do estaleiro construtor e de 30 militares brasileiros que, aprendendo a guarnecer o navio, iriam substituir a tripulação japonesa quando da chegada em Belém. Navegou para o Brasil sob o comando do Capitão Jiro Kondo e atracou em Belém em 05 de março de 1957, passando por São Francisco (Califórnia, EUA), Canal do Panamá e Willemstad (Antilhas Holandesas).

Após  53 anos de serviço ativo na MB, inumeras comissões e entre elas, varias escalas em Santos, foi o último navio da classe em operação e em 21 de setembro de 2010, foi submetido a Mostra de Desarmamento, dando baixa do Serviço Ativo da Armada, atingindo as marcas de 578 Termos de Viagens, 4.075 dias de mar e 982.503,87 milhas navegadas, sob a orientação segura de 55 Comandantes.


Santos/SP - Gustavo Castro de Sousa®
Rio de Janeiro/RJ - César T. Neves

 Após a baixa, já sem seu indicativo naval - Niterói/RJ - César T. Neves®

Para mais informações sobre o Ary Parreiras, visite a página do navio no link abaixo:

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu primeiro embarque foi no Ary Parreiras na minha viagem de Instrução em novembro de 1976 saindo do Recife com destino ao Rio de Janeiro, fazendo escala em Santos. Foi um grande aprendizado nessa magnífica nave de guerra. Bravo zulu para nosso eterno Ary Parreiras. Obrigado a vocês editores pelas primorosas informações.