No dia 31, por volta de 1200 h, o graneleiro classe EMAQ 38.000, N/M Frotargentina / PQAC, um navio que escalava coim relativa frequência em Santos, encalhou em São José do Norte, cidade gaúcha vizinha de Rio Grande. O navio suspendeu de Porto Alegre na última segunda, e fundeou na área Golf III (Rio Grande), para aguardar atracação no terminal Termasa. Ventos de 100 km/h fizeram com que o seu ferro garrase e ele foi arrastado até um banco de areia e mesmo em lastro, acabou encalhando em frente à Hidroviária de São José do Norte. Devido ao encalhe, as lanchas que conectam a cidade à Rio Grande ficaram impedidas de realizar suas viagens e muitos moradores não puderam se deslocar para votar.
Por volta das 1630 h, 4 rebocadores que operam em Rio Grande, conseguiram remover o Frotargentina, e logo após, algumas lanchas já retomaram o serviço de travessia. A Capitania dos Portos vai abrir inquérito para investigar o acidente.
Fontes/Imagens: Jornal Agora, Blog "Hidrovias Interiores", RBS TV, Rio Grande Yatch Club, Grupo Bandeirantes de Comunicação (RS) e Portal Marítimo.
Agradecimentos: Marcelo Vieira - Rio Grande Shiplovers
Nenhum comentário:
Postar um comentário