Suspendeu no final da manhã do dia 07/06/2017 o PCC (Pure Car Carrier) tipo Roll on roll Off de bandeira liberiana "Gral. San Martin" (IMO 9382097), a reboque, com destino inicial a Las Palmas, Ilhas Canárias, para abastecimento e posterior destino final.
A embarcação havia demandado Santos, procedente de Zarate, Argentina, para operações no TEV no início da madrugada do dia 03/04/2017, quando iniciou operações de descarga.
Capacitado para transportar 4.870 veículos, foi construído em fevereiro de 2009 e em julho de 2007 foi vendido para o armador NSC Schifffahrtsgesellschaft mbH & Cie KG, Hamburgo, Alemanha, sendo renomeado "Gral, San Martin".
Para saber mais sobre o navio:
Na madrugada / manhã do dia 3 sofreu inundação de sua praça de maquinas, interrompendo suas operações de carga, permanecendo inoperante, aguardando perícia e liberação por parte do PSC (Port State Control), aguardando laudos da sociedade classificadora do navio, referente as condições de estabilidade, segurança estrutural/técnica e de navegabilidade do navio, pois restava completar suas operações e havia carga em trânsito para os portos do Rio de Janeiro e Paranaguá.
A embarcação havia sido vistoria pela classificadora em Santos nos dias 8 e 9 de março e havia sido aprovada, não havendo itens pendentes no tocante a homologação dos certificados de bordo.
Na manhã do dia 8 de maio foi concluída a drenagem da água da praça de maquinas, mas permanece inoperante, aguardando reparos e vistorias técnicas laudos de suas condições.
Na manhã do dia 20 de maio foi autorizada a mudança de berço para o armazém 33/34, permitindo a utilização operacional do terminal TEV, inoperante desde o dia 3 de abril.
Para ver / saber mais sobre o RbAM De Zhou:
No dia 1 de junho mudou de berço de atracação para o armazém 32/33, permanecendo aguardando liberação por parte da Autoridade Marítima (PSC) e definição sobre destinação por parte do armador.
Na manhã do dia 7 de junho foi autorizada a saída do navio por parte do PSC e manobra de desatracação confirmada para às 10:30 h, quando os rebocadores da empresa Wilson, Sons rebocadores "WS Pegasus", "Sculptor", "WS Jupiter" e "Atria", prestaram assistência na desatracação do navio, em uma manobra pouco comum, com o RbAM "De Zhou" atracado a contrabordo do Gral. San Martin, Mostrando alto grau de eficiência da parte de todos os envolvidos, sob controle da Praticagem de Santos.
Pratico Orlando pilotando o Gral. San Martin
Segundo o planejado, após parar máquinas do reboque na área da bóia 2, o RbAM "De Zhou" começou a tomar posição para assumir o cabo de reboque de proa, para inicia o reboque oceânico.
Assim que recebeu o cabo de proa, o "De3 Zhou" iniciou a viagem transatlântica com destino a Las Palmas, nas Ilhas Canárias, Espanha, cuja chegada prevista no dia 26 de junho, e uma velocidade estimada de 7-9 nós, aonde escalarão para abastecimento.
Não se sabe o destino final do navio após Las Palmas, especula-se em Aliaga, Turquia, para desmanche, mas não há confirmação desta informação.
Seu destino final so sera conhecido após o rebocador suspender de Las Palmas.
Fotos: Marcelo 'MO' Lopes, Márcio Machado Tavares e Fábio Mello Fontes
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