Imagens do N/T Marajó (G 27) demandando o cais do armazém 33/34 na tarde do dia 01/02/2015, em comissão na parte final da operação Aspirantex 2015.
A embarcação não abriu visitação publica durante sua estadia esuspendeu para retorno ao Rio de Janeiro na manhã do dia 3.
O Navio de Tanque Marajó - G 27, é o terceiro navio a ostentar esse nome(1) na Marinha do Brasil, em homenagem a Ilha do mesmo nome localizada no estuário do Amazonas. Em 23 de novembro de 1965 a Comissão de Construção Naval assinou o contrato de construção com o estaleiro ISHIBRAS - Ishikawajima do Brasil S/A, no Rio de Janeiro. Teve sua quilha batida em 13 de dezembro de 1966, foi lançado e batizado em 31 de janeiro de 1968, em cerimônia que contou com a presença do Presidente da Republica, Marechal Arthur da Costa e Silva. Depois de realizar as provas de mar, foi submetido a Mostra de Armamento em 22 de outubro de 1968 e foi incorporado a Armada e a Força de Transporte em 8 de janeiro de 1969. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Fragata Raphael de Almeida Cunha Medeiros.
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A oficialidade do recebimento do Marajó foi a seguinte:
- CF Raphael de Almeida Cunha Medeiros - Comandante
- CC Heraldo Egger - Imediato
- CC Hamilton Martins Pereira da Silva
- CT Roberto Luiz Gomes de Oliveira
- 1º Ten. Milton Benevides dos Guaranys
- 1º Ten. Affonso Mendes
- 1º Ten. Miguel Angelo Davena
C a r a c t e r í s t i c a s
- Deslocamento: 6.600 ton (grt), 11.119 ton (dwt), 15.111 ton (carregado).
- Dimensões: 137.10 m de comprimento, 129.69 m de comprimento entre pp, 21.3 m de boca e 7.6 m de calado máximo.
- Propulsão: Diesel; 1 motor diesel Sulzer GRD 68 de 8.000 hp, acoplado a um eixo.
- Combustível: 700 toneladas.
- Energia Elétrica: gerador diesel de 1.200 Kw.
- Velocidade: máxima de 13.6 nós.
- Raio de Ação: 9.200 milhas náuticas à 13 nós.
- Armamento: nenhum.
- Sensores: 2 radares de navegação, um tipo Racal-Decca TM-1226 e um Racal BT-503.
- Capacidade de Carga: 7.470 toneladas de óleo combustível (NSFO) e 2.400 t. de óleo diesel. Sofreu modificações técnicas em 1985 e 1991, para poder transportar também Óleo Combustível Diesel (MAR-C). É equipado com duas estações de transferência de combustível em cada bordo a meia nau (sistema Span Wire).
- Código Internacional de Chamada: PWMJ
- Tripulação: 121 homens, sendo 13 oficiais e 108 praças.
Notar as estações de transferência de combustiveis 1 e 2 não estavam operacionais
Fotos: Marcelo 'MO' LOpes, Blog Canal do Porto de Sants - 01/02/2015
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