Durante o Primeiro Período de Construção Naval, entre 1960 e 1974 (I-PCN),m diversas classes de navios foram encomendadas e construídas em diversos estaleiros nacionais para modernizar e reaparelhar a frota, quando foi iniciada a construção de navios mercantes em escala do Brasil.
Diversas classes e tipos de navios foram projetados ou construídos sob licença e dentre estas classes, algumas se destacaram no mercado e firmaram seus nomes na Marinha Mercante Brasileira
Uma destas classes, a chamada "Liner", recebeu encomendas de quatro armadores nacionais: Mercantil, Aliança e Lloyd brasileiro, sendo construídos por três estaleiros nacionais: Mauá, Ishibrás e Verolme.
Suas principais características técnicas eram:
- 10.488 dwt
- 10.230 grt
- 160,94 m de comprimento total
- 149,56 m de comprimento entre perpendiculares
- 23,09 m de boca
- 11,40 m de pontal
- 9,60 m de calado máximo carregado
- Guidastes: 1 x 60 t, 2 x 30 t., 5 x 5.t swl
- Porões: 5
5 navios construídos no Ishibras, pertencentes ao Lloyd brasileiro foram jumborizados no e convertidos a navio semi porta container no estaleiro Thyssen Nordseewerke Emden GmbH entre 1981 e 1982, ficando com a seguinte aparência e características
- 13.963 dwt
- 176,94 m de comprimento
- 549 teus de capacidade
Para ver / saber mais, segue a parte 1
Relação dos Navios
- Casco nr.32
- N/M Itaquicé / PPDE (IMO 6919629)
- Entregue em abril de 1970
- MCP: 1 motor diesel Sulzer 8cy 8RD90 de 18.400 bhp, 20,5 nós
- Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
- 1984, chegou dia 21/07/1985 em Dalian, P.R.C., para ser demolido pela empresa National Metals & Minerals Import & Export Corp., Dalian.
- Casco nr.33
- N/M Itanagé / PPDH (IMO 6927951)
- Entregue em outubro de 1970
- MCP: 1 motor diesel Sulzer 8cy 8RD90 de 18.400 bhp, 20,5 nós
- Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
- 1997, 08 de outubro após período desativado fundeado na Baia de Guanabara, vendido para demolição para empresa Eckardt Marine GmbH.
1998, chegou em Alang, Índia em 06/03/1998, varou a praia e demolição iniciada no mesmo dia.
Após Jumborização
- Casco nr.34
- N/M Itaité / PPDT (IMO 7005956)
- Entregue em abril de 1971
- MCP: 1 motor diesel Sulzer 8cy 8RD90 de 18.400 bhp, 20,5 nós
- Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
- 1994 - 25 de julho, desativado no Rio de Janeiro, último da classe a navegar comercialmente
- 1997 , 08 de outubro, após período desativado fundeado na Baia de Guanabara, vendido para demolição para empresa Eckardt Marine GmbH.
- 1998, chegou em Mumbai, Índia em 03/03/1998, varou a praia e demolição iniciada no dia 06/03/1998, sendo demolido pela empresa MP Steel Corp., Mumbai.
Após jumborização
- Casco nr.35
- N/M Itaimbé / PPEH (IMO 7016541)
- Entregue em osetembro de 1971
- MCP: 1 motor diesel Sulzer 8cy 8RD90 de 18.400 bhp, 20,5 nós
- Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
- 1989 - vendido para demolição, renomeado Taim/J8BB9, chegou em Chittagong, Bangladesh em 18/06/89, varou a praia e demolição iniciada no mesmo dia
- Casco nr.36
- N/M Itapé / PPAB (IMO 7043355)
- Entregue em abril de 1971
- MCP: 1 motor diesel Sulzer 8cy 8RD90 de 18.400 bhp, 20,5 nós
- Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
- 1982, fevereiro, jumborizado pelo estaleiro Thyssen Nordseewerke Emden GmbH, Emden, Alemanha e convertido para semi porta container, comprimento 176,94 m x 13.963 dwt, capacidade para 549 teus
- 1991, 29 de dezembro, desativado no Rio de Janeiro
- 1997, 08 de outubro, após período desativado fundeado na Baia de Guanabara, vendido para demolição para empresa Eckardt Marine GmbH
- 1998, chegou em Alang, Índia, em 12/03/1998, varou a praia e demolição iniciada no mesmo dia
Após jumborização
- Casco nr.37
- N/M Itapagé / PPET (IMO 7052222)
- Entregue em fevereiro de 1972
- MCP: 1 motor diesel Sulzer 8cy 8RD90 de 18.400 bhp, 20,5 nós
- Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
- 1981, julho, jumborizado pelo estaleiro Thyssen Nordseewerke Emden GmbH, Emden, Alemanha e convertido para semi porta container, comprimento 176,94 m x 13.963 dwt, capacidade para 549 teus
- 1991 -desativado no Rio de Janeiro
- 1997, após período desativado fundeado na Baia de Guanabara, vendido para demolição para empresa Eckardt Marine GmbH, suspendeu do Rio , rebocado pelo Rb panamenho Simoon (IMO 7705788, de propriedade do armador ITC Holding BV, Heemsted, Holanda), em tandem junto com o Itaquatiá no dia 03/12
- 1998, chegou em Alang, Índia em 27/02/1998, varou a praia e demolição iniciada no mesmo dia pela empresa Western Ship Breakers, Alang
Após jumborização
- Casco nr.38
- N/M Itaquatiá / PPEX (IMO 7118507)
- Entregue em julho de 1972
- MCP: 1 motor diesel Sulzer 8cy 8RD90 de 18.400 bhp, 20,5 nós
- Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
- 1981, dezembro, jumborizado pelo estaleiro Thyssen Nordseewerke Emden GmbH, Emden, Alemanha e convertido para semi porta container, comprimento 176,94 m x 13.963 dwt, capacidade para 549 teus
- 1990, 09 de novembro , desativado no Rio de Janeiro, permanece fundeado na Baia de Guanabara, o 1o dos 5 classe liner jumborizado a ser desativado.
- 1997, 08 de utubro, após período desativado fundeado na Baia de Guanabara, vendido para demolição, suspendeu do Rio , rebocado pelo Rb panamenho Simoon (IMO 7705788, de propriedade do armador ITC Holding BV, Heemsted, Holanda), em tandem junto com o Itapagé no dia 03/12
- 1998, chegou em Alang, Índia em 27/02/1998, varou a praia e demolição iniciada no mesmo dia pela empresa Western Ship Breakers, Alang.
Após jumborização
- Casco nr.39
- N/M Itagiba / PPEW (IMO 7208211)
- Entregue em agosto de 1972
- MCP: 1 motor diesel Sulzer 8cy 8RD90 de 18.400 bhp, 20,5 nós
- Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro
- 1988, vendido para demolição, chegou em Antonina/PR no dia 10/10/88 e teve sua demolição iniciada no dia 13/10 pela empresa Siderurgica Guaíra S/A.
Fotos: Lowie, John sins, Edson Lucas, Markus Berger, Fotflite, Brian Fischer, Arne Sognes, Internet source
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