Imagens do AHTS classe UT 722L nacional "BOS Turquesa" demandando o terminal Saipem 1, aonde atracou por BB, em sua primeira escala no terminal, na tarde do dia 03/09/2015, para embarcar equipamentos de apoio a prospecção de petróleo.
O AHTS (Anchor Handling Tug Supply), é uma embarcação polivalente, especializada em operações do tipo offshore, sendo utilizada em operações de manobras de âncoras e no posicionamento de plataformas, reboques oceânicos de grandes estruturas e embarcações (a grande maioria de movimentações oceânicas de plataformas de petróleo e FPSO´s são realizadas pelos AHTS, ao invés de RbAM), socorro e salvamento, combate a incêndios, recolhimento de vazamentos, transporte de suprimentos e cargas múltiplas, tais como equipamentos para perfuração e prospecção de petróleo, tubulações, contêiners, correntes, possuindo ainda tanques específicos para transporte de combustível, água potável, drill water, cimento, barita, betonita, slops, entre outros.
Sua presença é notada em todas as regiões onde há prospecção de petróleo no mar.
Para ver / Saber mais:
A embarcação pertence ao armador Farstad Shipping S/A, Rio de Janeiro/RJ, (Farstad Shipping ASA, Aalesund, Noruega)
Construção:
- Built Estaleiro Itajaí
- Year: 2007
- Hull Nr.: EI-143
- Main Class: +1A1, SF, E0, TUG, SUPPLY VESSELl, OILREC, DYNPOS-AUT, FiFi II, TMON - AHTS
Dimensões:
- LOA: 80,4 m
- Breadth Moulded: 18,00 m
- Draft (max): 6,60 m + 0,251 m Skeg/Nozzle
- Deadweight:n 2.640 t (d = 6,.60 m)
- Gross Register Tonnage: 3.628 t.
Cargo Capacity
- Deck Dimensions: 474,3m² (31m x 15,3m)
- Deck Load: 2000mt
- Deck Strength: 10mt/m²
- Deck Strength Aft: N/A
- Fuel Oil: 870m³ / 5472bbls
- Pot Water: 1018m³ / 6403bbls
- Drill Water / WB:1999m³ / 12574bbls
- Mud: N/A
- Brine:N/A
- Base Oil: N/A
- Methanol: N/A
- Dry Bulk: N/A
- Washing System:N/A
- Main Crane: 1 x SWL 5/10mt@ 16/12m - 80m wire & Not AHC - placed on Stb Side
- Deck Cranes: 1 x SWL 5mt@14m - Fixed with 2 manipulators
Propulsão:
- Main Engines: 4 Rolls Royce Marine AS - Bergens: 2 x B32:40L8P2 + 2 B43: 40L6P x 3800KW (5.438 bhp) + 2 x 2850KW (4.079 bhp) x 750 rpm each = total: 18.087 bhp
- Catalytic Converters: N/A
- Bow Thrusters: 1 x 1.200 bhp
- Stern Thrusters: 2 x 1000 bhp
- Azimuth Thrusters (Bow): 1 x 1.500 bhp
- Bollard Pull: 190 mt
- Consumption at Service Speed: 20m³ / 24hrs @ 12Knots
- Consumption at Economy Speed: 15m³ / 24hrs @ 10Knots
Capacidade de Trabalho e reboque:
- Winch Type: Hydraulic Double Drum
- Special Handling Winch Capacity: 4986m of 76mm wire or 3998m of 84mm wire or 1041m of 160mm fibre rope: Special Handling Brake (Static/Band Brake) 450mt
- Towing/Working Winch Brake (Static/Band Brake): 450mt
- Towing/Working Winch No 2 Brake (Static/Band Brake):N/A
- Secondary Winch Fibre Capacity - 160mm 4 x 1685m of 160mm
- Rope / Reel Storage: N/A
- Chain Locker: 4x158,5m³ = 634m³
- Tow Pins: 2 pairs x 300 MWL - Triplex
- Shark Jaws: 2 x 700 MWL - Triplex
- Stern Rollers: 2 x 3m x Ø3,5m - MWL 500mt
- Total Capacity: 30 Persons
Fotos: Marcelo 'MO' Lopes - 03/09/2015 - mmls10@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário