domingo, 16 de fevereiro de 2014

M/V Fu Tong / VRVO9 - Em pane mecânica passa por problemas na barra de Santos, sendo assítido por rebocadores da Wilson, Sons S.A.


O graneleiro tipo panamax de bandeira de Hong Kong "Fu Tong" (Construído no Japão em janeiro de 1998, 71.330 dwt, 224,89 m, 32,20 m de boca, 7 porões, pertencente ao armador COSCO (HK) Shipping Co Ltd., Hong Kong)  sofreu pane mecânica, ficou a deriva e acabou fundeando em área não comum de fundeio, relativamente próximo a Praia do Itararé em  São Vicente/SP.

A embarcação apartentemente teve pane ao redor de 16:00 h do dia 15/02 e aparentemente ficou a deriva cruzando o canal em sentido São Vicente, a direita da área de fundeio nr 1, ( ou eventualmente o Comandante permitiu  o deslocamento para tirar o navio sdo canal de navegação, fundeando após livrar o canal.

Rebocadores da empresa Wilson Sons Agência Marítima Ltda. / Saveiros Camuyrano - Servicos Marítimos SA, Rio de Janeiro,  prestou auxilio com os Rb´s Pictor, Vela, Sculptor e Telescopium, e os 'meninos' prestaram assistência na faina de reboque do navio para uma área segura de fundeio, concluindo ao redor de 22:30 h.



Para ver mais imagens do incidente com o  navio:

  • http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/02/mv-fu-tong-vrvo9-adrift-photo-log.html


Rb Scultor

A embarcação, procedente de Paradip, India, em lastro, chegou e fundeou na barra às 08:45 h do dia 14/02, para embarque de cerca de 60.000 t. de soja a granel no terminal TGG, e estava no momento fundeada na área de fundeio nr 2 (próximo da Ilha das Palmas), quando passou por problemas quando retornaria a sua área de fundeio para aguardar atracação.

Maiores informações serão esclarecidas pela autoridade Portuária (CPSP) sobre o incidente.

Rb Vela

Rb Telescopium

Rb Pictor

Fotos: Richard Coatsworth - 15/02/2014 e Marcelo 'MO' Lopes (rebocadores)

Nenhum comentário: