sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Draga GHD Mersey M / J8B4158 - A bordo - Matéria Especial


Na tarde do dia 23/10/2011, o Santos Shipphotos (Blogs Navios em Santos e Santos Shiplovers) foram convidados a visitarem a draga de grabs (GHD - Grab Hopper Dredger), de bandeira de Saint Vincent & Granadinas "Mersey M" em plena operação de dragagem e ainda fizemos um pequeno passeio até o ponto de fundeio no fundeadouro interno nr 1 aonde a embarcação teve que aguardar a liberação do canal do Porto de Santos interditado devido as operações de detonamento e implosão da pedra do Teffé.


A embarcação afretada à Bandeirantes Dragagem Construcao Ltda., Rio de Janeiro http://www.bandeirantesdragagem.com.br/ , e está operando na dragagem do cais acostavel na construção do BTP (Brasil Terminal Portuário)¹ na região do Saboó em Santos.



Detalhe da Proa - BB

Superestrutura por BB

O serviço atualmente consiste em aprofundar e "redesenhar" o local para que sejam instalados ali os berços e todo o maquinário pesado necessário para a operação do futuro terminal.



Para ver / saber mais:

Blog Navios em Santos: http://shipssantos.blogspot.com/2011/10/materia-especial-visita-draga-mersey-m.html

Convés principal com cisterna abertas

3 x grabs de 5 m3 cada

Dragando



Término da dragagem - autolimpesa do convés com os grabs coletando água e jogando no convés para retirada dos residuos de dragagem

 A Mersey M, de bandeira de St.Vincent & Granadinas, é do tipo Grab Hopper Dredger (GHD), que utiliza pás para a retirada do material depositado no fundo do estuário e deposita em sua cisterna (porão) para posterior despejo em mar aberto, a aproximadamente 13 milhas fora de barra.



Sua guarnição é composta por 11 pessoas assim divididos;
  • 2 MCB (Comandante  e Imto)
  •  3 MNC
  •  2 MOC
  •  3 CDM (Chemaq + 2 Enc Quarto Maquinas)
  •  1 ACZ
Como Extra lotação
  • 1 ELT
  •  1 MEC
  •  6 Operadores dos Guindastes/Manutenção

Sua operação gerenciada tod do passadiço, equipado com sistema one man bridge o quea permite o posicionamento e manobra da embarcação por apenas uma pessoa, operando inclusive atraves das asas do passadiço, facilitando o posicionamento nas areas de dragagem

Passadiço
Ante a ré do passadiço - Equipamentos de radio comunicação
ASa do passadiço de BE
Asa do passadiço de BB

Timão central


Console central de Comandos de navegação e máquinas


No seu comando, o MCB (Mestre de cabotagem) Honório de Paiva Dias Neto, com todo o seu rofissionalismo, simpatia e paciência recebeu nossa equipe e nos presenteou com essa experiência incrível e todas as informações necessárias para finalizar essa matéria.

CMT - MCB Honório

MOC Márcio - Timoneiro de Serviço

Equipe do Passadiço e Engenheiros em estação

CMT Honório e MOC Márcio em Estação


Operador de guindaste durante a operação de dragagem


Material sendo despejado na cisterna da embarcação

O despejo é realizado através de duas portas no fundo da cisterna, uma avante e outra à ré para o alijamento de todo o material coletado. Tal abertura é feita separadamente e todo o processo não
ultrapassa 2 minutos, e totalizando 10 minutos para seu fechamento e retorno da embarcação ao curso para início de outra operação.

Console do controle de abertura das portas da cisterna para alijamento da carga

 Monitoramente de posição / calado na area dragada


A embarcação construída em 1981 pelo estaleiro escocês Robb Caledon Shipbuilders Ltd., Leith, Escócia, casco nr. 529, foi lançada inicialmente como "Mersey Mariner" de bandeira inglesa. Seu eu nome foi alterado para Mersey M em 2009.

Sua propulsão é feira por 2 propulsores Ruson, modelo 6ATCM, com duplo eixo, leme e hélice. A Mersey M pode alcançar até 12,5 nós de velocidade máxima.


De 2.764 dwt, 78,69 m de comprimento, 15,50 m de boca, 5,501m calado máximo carregado  a "Mersey M" possui capacidade para até 1.900 m³ de material dragado.

Corredores internos da embarcação



Refeitório da guarnição


Cozinha de bordo - Posto do ACZ


Vista parcial da cozinha

Cabines da tripulação, apesar de pequena a embarcação é bastante
aconchegante


Corredores internos da embarcação


(¹) - O BTP será um novo Terminal Portuário de contêineres e granéis líquidos localizado na área do Porto Organizado de Santos, ocupando uma superfície de 342.020,00 m² (trezentos e quarenta e dois mil e vinte metros quadrados) na área denominada "lixão da Codesp".


Fundeada no fundedouro interno 1

Nossos agradecimentos à empresa Bandeirantes Dragagem por essa oportunidade e nos autorizar a publicação deste post, ao Comandante Honório , por toda sua gentileza, e principalmente
paciência, ao MOC Marcio por sua atenção em nosso tour interno, ao Engenheiro Leonardo que nos conduziou à embarcação e forneceu diversasinformações para estruturar a matéria e a toda a tripulação e funcionários de apoio que realizam um trabalho de importância ímpar não só à empresa como ao país, com uma obra desta grandeza.

Os Editores do Santos Shipphotos com o CMT Honório


Fotos: Marcelo 'MO' Lopes - 23/10/2011
Rafael Ferreira Viva - 23/10/2011

5 comentários:

Anônimo disse...

BOA NOITE,AMIGOS DO SHIPLOVERS!
QUERO CONGRATULA-LOS COM A EXCELENTE MATERIA ONDE VOCES MOSTRAM O FUNCIONAMENTO DUMA DRAGA,E COMO ELA DRAGA.
E TAMBEM QUERO PARABENIZA-LOS PELA BONITA EXPOSIÇAO ORGANIZADA POR VOCES SHIPLOVER(TANTO MARCELO,QUANDO O VIVAS ESTAO DE PARABENS.

GOSTEI TAMBEM DA FINURA E EDUCAÇAO DO MARCELO NAS EXPLICAÇOES DAS MAQUETES DOS NAVIOS.

E VEJO QUE VOCES ESTAO DANDO UM AR MAIS HIGH TECH AO VELHO DECK,COM AQUELE COMPUTADOR EXPLICATIVO NAS ROTAS DOS NAVIOS.

OLHA,AMIGOS VOCES NAO SAO APENAS FOTOGRAFOS DE NAVIOS,VOCES SAO IDEALIZADORES E ISTO FAZ BEM A TODOS NOS,ATE MESMO UM LEIGO FEITO EU,FICO FELIZ EM VER MEU QUERIDO DECK UM POUCO MELHOR,POIS LA PASSO AGRADAVEIS HORAS.

SEM MAIS,

HENRIQUE

Anônimo disse...

Parabéns pelo post Marcelo kbeça...maravilhosa explicação! Nunca vi um detalhamento tão bom (tanto de informações quanto te imagens) de um draga!

Parabéns!

Guilherme 'Everest'

Santos Shipphotos (Santos Shiplovers) disse...

Vlw Tom Delonge

Foi legal pra caramba fazer esta materia, ficou legal mesmo

vlw

Santos Shipphotos (Santos Shiplovers) disse...

Gracias desde aquela parte do Deck Henrique

ficou bem bacana o ppost

Vlw

GUPPY disse...

Excelente matéria. Só havia visto uma única reportagem sobre dragas. Esta está muito, muito mais interessante. Fiquei até com vontade de conhecer uma pessoalmente.
De negativo, embora esteja relacionada a natureza do trabalho da draga, achei o costado muito enferrujado, precisando de um tratamento pra ontem, um PMG, sabe?
A superestrutura está bem melhor mas é melhor não deixar piorar. Internamente, show de bola. Deu até pra imaginar uma jacuba, rsrs.
Quanto ao trabalho, sem dúvida, muito interessante, grabs, cisterna, muito automatismo, gostei do fato dos trabalhos poderem ser realizados a partir das asas do passadiço conforme o bordo que queira dragar, etc. E o tempo? Achei muito rápido 10 minutos entre uma operação de lançar os detritos na cisterna e outra.
Parabéns ainda ao Comandante e equipe por ter propiciado a reportagem do pessoal de Santos a enriquecer nossos conhecimentos

Abraços a todos que ajudaram a fazer a matéria.
GUPPY