Mais um 'classico especial' escalou Santos no mês de janeiro de 2011.
O navio cargueiro convencional de bandeira norte coreana da classe SD 14 Mark III 'Ra Nam', de construção nacional e ex navio brasileiro, escalou nosso porto, atracando dia 18/01 no cais do armazém 16/17, procedente de Vitória/ES em lastro.
Programado para embarcar 14.000 t de sacos de açúcar, completou suas operações no dia 21/01 e suspendeu com destino a Dakar, Senegal, pasando pela Ponta da Praia de saida às 1435h.
Trata-se do M/V Ra Nam, que iniciou sua vida sob encomenda do armador nacional Lloyd-Libra Navegação S/A, Rio de Janeiro, construído pelo estaleiro Mauá da Companhia de Comércio e Navegação, em Niterói/RJ, casco 153
Os navios da classe SD 14, de projeto inglês, de meados dos anos 60, possivelmente seja considerada pela maioria dos shiplovers. Construidos como reposição dos cargueiros da classe Liberty, da Segunda Guerra Mundial, a primeira unidade foi entregue em 1968, foram amplamente vistos em todos os mares do mundo.
Infelizmente (na visão romântica dis shiplovers) estão desaparecendo, pois aparentemente resta cerca de 15 navios ainda navegando dos 219 construídos tanto na inglaterra como na Éscõcia, Argentina, Brasil e Grécia sob licença, sendo construído em 4 sub classes: Mark I, Mark II, Mark III e Mark IV.
No Brasil foram construídos 44 da classe Mark III entre 1973 e 1983, sendo 34 unidades destinados a armadores brasileiros e com bandeira nacional, perfazendo a maior classe de navios mercantes operados sob bandeira brasileira.
Os principais operadores brasileiros foram: companhi de Navegação Lloyd Brasileiro, Empresa de Navegação Aliança, Lloyd-Libra Navegação (Lolisa), Nacional, Transnave Navegação entre outras.
O L/L Brasil foi o quinto SD 14 de un total de 5 navios da mesma classe operados pela Lolisa.
O L/L Brasil, foi vendido em julho de 1995 para o armador grego Atlantic & Pacific SA, Piraeus, Grécia, sendo renomeado 'Saint Nectários', de bandedira do Chipre e porto de registro Limassol.
Tive o prazer de ir a bordo e ser recepcionado pelo seu Comandante grego, que me forneceu dados históricos da aquisição do navio e venda e visita a embarcação.
Em 1999 o armador mudou seu nome para 'Express Seminole', mantendo a bandeira cipriota
Em junho de 2000 foi vendido para o armador Long Feng Shipping (Shandong Yantai International Marinme, Shandong, P.R.C.), sendo renomeado 'Long Feng', de bandeira do Panamá.
Construção:
- Estaleiro Maua (Companhia de Comércio e Navegação), Niterói/RJ
- Casco: 153
- Batimento de quilha: 06/07/1981
- Lançamento: 28/08/1981
- Entrega: 02/04/1982 (como L/L Brasil)
Em janeiro de 2002 foi adquirido pelo Governo da Coreia do Norte, sendo administrado pela sua subsidiária Korea Samilpo Shipping Co., Pyongyang, Republica Popular Democrática da Coréia (Coréia do Norte).
Caracteríticas de Registro:
- Nome: Ra Nam
- IMO: 7433268
- Bandeira: Coreia do Norte
- Prefixo: HMAX
- Porto de registro: Nampo
República Democrática Popular da Coréia
Caracteristicas de técnicas:
- Dwt: 14.806 t.
- Comprimento total : 140,98 m
- Motor Priincipal: Mecanica Pesada Taubaté (MEP) MEP-MAN de 7cy K7SZ70/120E de 8.400 bhp x 140 RPM
- Velocidade: 15 nós
- Porões: 5
Fotos:
Marcelo 'MO' Lopes - 18/01/2011
Silvio Roberto Smera - 18/01/2011 - www.pbase.com/smera
Nenhum comentário:
Postar um comentário